História da Edição

Mestrado em Design Editorial
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 2,0 O

Docente(s)
- Maria João Bom Mendes dos Santos

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Adquirir conhecimentos sobre história do livro e da edição em geral;
2. Reconhecer as diferentes fases da história do livro e da edição.

Programa
1. As escritas egípcia e cuneiforme;
2. A escrita fonética: dos fenícios aos latinos;
3. O alfabeto na Europa Ocidental;
4. Os manuscritos medievais e as escritas uncial e semi-uncial;
5. Os manuscritos medievais e a escrita minúscula carolina;
6. A invenção da imprensa e a sua difusão;
7. O período áureo do livro francês;
8. O livro impresso no século XVII;
9. O livro impresso no século XVIII (Baskerville e os seu seguidores);
10.O livro impresso no século XIX (William Morris e os seus sucessores);
11. O livro no século XX (a tipografia moderna).

Metodologia de avaliação
Trabalho de investigação (pequena investigação sobre um tema e apresentações orais no decorrer do projeto) ? 50 % Trabalho prático de metodologias de investigação (fichas de leitura) ? 20 %
Teste teórico ? 30 %

Bibliografia
- Anselmo, A. (1991). História da edição em Portugal. Porto: Lello Editores
- Beja, R. (2012). A edição em Portugal (1970-2010). Percursos e perspectivas. Lisboa: APEL
- Escolar, H. (1993). História universal del libro. Madrid: Fund. G. S. Ruipérez
- Febvre, L. (2000). O aparecimento do livro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Método de interação
1. Aulas expositivas com recurso a imagens, vídeos e visualização de sites.
2. Análise, discussão e apresentação de textos da bibliografia.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.