Impressão Digital e Gestão de Cor

Fotografia
6 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP + 5,0 OT

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Dar aos alunos conhecimentos sobre o fenómeno da cor e da sua importância na construção da imagem fotográfica. Fornecer ferramentas para a gestão de cor tendo em vista a melhoria da qualidade do seu trabalho, preparando-os para a área da impressão e digitalização profissionais.

Programa
1- O fenómeno da cor

-O fenómeno da cor (luz e visão)
-Importância da cor na composição de uma imagem
-A cor no digital, Tricromia e modelos CIE ( Lab e LUV ); Sistema de gestão de cor: os seus componentes e a sua importância na correcta ? reprodução das cores.
-Perfis dependentes de dispositivo e perfis independentes de dispositivo; Gama de cor e amplitude dinâmica.
-Colorimetria e espectrometria.

2-Gestão de cor aplicada.

-Caracterização, calibração e criação de perfis (profiling).
-Criação de perfis de cor para diversos dispositivos através de software específico
-Digitalização de película e interpretação de ficheiros digitais (RAW).
-Histograma de uma imagem digital e ferramentas de cor do Photoshop.
-Conversões entre perfis: Profile Connection Space, perfil de cor, motor de cor (CMM) e propósito de interpretação

Metodologia de avaliação
Teste ? 15%
Trabalho 1 ? 30 %
Trabalho 2 ? 30 %
Assiduidade, exercícios e prática laboratorial, participação ? 25%

Dada a natureza prática da disciplina os alunos que não assistam a, pelos menos, 75% das aulas (T+TP) serão reprovados.

Bibliografia
- BUNTING, F. e FRASER, B. e MURPHY, C. (2003). Real World Color Management. Berkeley: Peachpit Press

Método de interação
Aulas teóricas - 1) noções básicas de teoria de cor; 2) os conceitos que permitem a gestão da cor dos dispositivos utilizados; 3) diversas técnicas de impressão possíveis para as suas imagens digitais.
Aulas Práticas

Software utilizado nas aulas
Photoshop CS4, Eye-one Match, Profile Maker, Silverfast