Processos de Impressão com Prata

Fotografia
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP + 5,0 OT

Docente(s)
- Tiago Alexandre Figueiredo Cacheiro
- Alexandre José de Magalhães Figueiredo

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
O aluno no final do semestre deverá ser capaz de compreender e contextualizar a invenção dos processos históricos fotográficos e suas principais diferenças; Saber distinguir características e potencialidades da a execução dos diferentes processos de impressão; Saber analisar os constituintes dos suportes e reagentes das soluções fotossensíveis; Compreender e Interpretar variáveis adjacentes aos processos históricos como: contraste, densidade, véu, reprodução de detalhe; Compreender de forma clara a química envolvida nas reações de oxidação-redução dos halogenetos de prata; Pôr em prática o sentido crítico e autonomia para contornar erros e defeitos de impressão e ser capaz de, com total autonomia, executar um projeto criativo no final da UC.

Programa
Parte 1 – Impressão em papel salgado. Competências adquiridas: capacidade de avaliar a densidade e contraste de um negativo, capacidade de manipular a química dos processos em prata, capacidade para avaliar a qualidade de um papel para a impressão neste processo.

Parte 2 – Impressão em papel albuminado. Competências adquiridas: capacidade de cobrir uniformemente a folha de papel como meio ligante, capacidade de manipular e processar o papel de impressão de forma a evitar manchas e densidades no verso, capacidade para avaliar a qualidade de um negativo para impressão neste processo.

Parte 3 – Produção de um ambrótipo (processo do colódio húmido). Competências adquiridas: capacidade de manipular a química dos processos de colódio, capacidade de determinar a exposição correta na impressão de positivos.

Parte 4 – Viragem química de papel de revelação. Competências adquiridas: capacidade de processar o papel corretamente para viragens químicas de qualidade, capacidade de compensar a exposição e densidade inicial, para a prova receber a viragem.

Parte 5 - Projeto final

Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua e consiste em 4 componentes:
• 4 exerc. práticos;
• 2 testes de avaliação escritos;
• 1 trabalho de investigação;
• Projeto final.

Exercícios:

1.Papel Salgado: o aluno terá de realizar o exercício prático (individualmente ou em grupos de 2) durante a aula e no final será entregue uma ficha com perguntas de consolidação da matéria, com o qual, o aluno terá de entregá-la preenchendo as respetivas respostas até à aula seguinte, sob o risco de lhe ser descontado dois valores (0-20) por cada semana de atraso. Este exercício terá o peso 1 na fórmula abaixo indicada.
2. Albumina: igual ao anterior com peso 2.
3. Colódio Húmido: igual ao anterior com peso 3.
4. Viragens: igual ao anterior com peso 1.

Todos os exercícios têm de ser entregues até à última aula do período de contacto.

Testes de avaliação: realizar 2 testes de avaliação escritos ao longo do período de contacto em datas a combinar. Os testes têm peso de 2 cada.

Trabalho de investigação: realizar e apresentar trabalho (individualmente ou em grupos de 2) de uma lista de temas cedida pelo docente. A apresentação terá lugar até à última aula do período de contacto. Peso 2.

Projeto final: realizar um Projeto autoral num ou mais processos aprendidos em contexto de aula.
Este Projeto terá o peso 4.

NF=(1xPapelSalg+2xAlbum+3xColódio+1xViragens+2xTeste1+2xTeste2+2xT.Invest+4xPF)/17

Bibliografia
- , .(2007). The Book of Alternative Photographic Processes. New York: Delmar Cengage Learning
- , .(1958). Photographic Chemistry. (Vol. 2). London: Fountain Press
- , .(1980). Albumen and salted paper book. New York: Light Impressions
- , .(1979). The Keepers of Light. New York: Morgan & Morgan

Método de interação
Expositivo, aulas teóricas lecionadas com recurso a interface de projeção de diapositivos que articulam com prática laboratorial onde se procede à experimentação e aplicação dos conhecimentos adquiridos no contexto das aulas teóricas.

Software utilizado nas aulas
Adobe Photoshop
Silverfast