História da Fotografia 2

Fotografia, Publicação em Diário da República - Despacho n.º 8645/2020 - 08/09/2020

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 10,0 OT

Docente(s)
- António Martiniano Ventura

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Compreender a Fotografia ao longo do século XX e como este processo de representação modificou o modo de ver o Mundo.
Dar a conhecer os factos, os intervenientes e as correntes de pensamento que definiram o papel da Fotografia na sociedade.
Desenvolver competências na pesquisa e estudo autónomos e na apresentação e na discussão dos temas propostos.

Programa
A Fotografia no Século XX:
- Arte ou ciência?
- Forjando uma identidade...
- O espírito do tempo...
- Diversidade e conflito...
- Desafio e mudança...
- A era do digital...
A Fotografia portuguesa do Século XX:
- A primeira metade do século XX e a conjuntura humanista de 60 e 70;
- Entre o Modernismo das elites artísticas e o Salonismo tecnicista português;
- Fotógrafos e fotografias, ensaios e tendências...
Algumas correntes de pensamento:
-Fotografia Social, por Lewis Hine (1874 – 1940)
-Fotografia Pictoralista, por Alfred Stieglitz (1864 – 1946)
-A Fotografia e a Fotografia Artística, por Marius de Zayas (1880 – 1961)
-Será a Fotografia uma nova Arte? (autor desconhecido)
-A Fotografia e o novo Deus, Paul Strand (1890 – 1976)
-Expressão e Mecanismo, Franz Roh (1890 – 1965)
-Fotografia, Laszlo Moholy-Nagy (1895 – 1946)
-A Idade da Luz, Man Ray (1890 – 1976)
-A Fotografia numa Encruzilhada, Berenice Abbott (1898 – 1991)
-O Ressurgimento da Fotografia, Walker Evans (1903 – 1975)
Outros temas e assuntos de relevo:
-O Centenário da Fotografia, Paul Valéry (1871 – 1945)
-Uma Pequena História da Fotografia, Walter Benjamin (1892 – 1940)
-Novas Referências e Novas Visões: O Século XIX, William M. Ivins, Jr. (1881 – 1961)
-A Ontologia da Imagem Fotográfica, André Bazin (1918 – 1958)
-Fotografia, Siegfried Kracauer (1889 – 1966)
-A Retórica da Imagem, Roland Barthes (1915 – 1980)
-Notas para a Fenomenologia da Imagem Fotográfica, Hubert Damisch (1928 – 2017)
-Compreender uma Fotografia, John Berger (1926 – 2017)

Metodologia de avaliação
De acordo com os conteúdos a tratar, serão propostos vários temas a desenvolver ao longo do semestre. Estes trabalhos exigirão pesquisa e estudo autónomo por parte dos estudantes. Os trabalhos serão apresentados, discutidos e defendidos perante a turma. A avaliação final resultará da média aritmética obtida no conjunto dos trabalhos realizados ao longo do semestre.
O Exame exigirá a realização de prova escrita.

Bibliografia
- Ang, T. (2014). Photography, the definitive visual History. London: Dorling Kindersley Limited
- Trachtenberg, A. (1980). Classic Essays on Photography. . Branford, Stony Creek: Leete’s Island Books
- Rosemblum, N. (1998). Une histoire mondiale de la photographie. .: Editions Abbeville
- Serém, M. (2009). A Fotografia em Portugal, Arte Portuguesa, da Pré-história ao Século XX. . . lisboa: Fabu Editores

Método de interação
Serão leccionadas aulas teóricas, organizadas visitas de estudo e participações externas. Também serão propostos projectos de investigação aplicada a partir de textos de época, documentos e testemunhos dos próprios agentes da invenção da fotografia.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável