Accionamentos Electromecânicos (Ramo de Automação Industrial)

 

Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Publicação em Diário da República - Despacho nº 10766/2011 - 30/08/2011

6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 42,0 PL + 5,0 OT

Docente(s)
- Carlos Alberto Farinha Ferreira

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Entender os circuitos e os componentes utilizados em eletrónica de potência; entender o funcionamento dos sistemas conversores; conceber e dimensionar soluções para comando e controlo de sistemas eletromecânicos.

Programa
- Introdução: Visão histórica da evolução dos acionamentos eletromecânicos. Eletrónica de potência versus eletrónica linear. Enquadramento e áreas envolvidas: eletrónica de potência, controlo, máquinas elétricas, sistemas mecânicos.
- Sistemas mecânicos: modelos de sistemas mecânicos: lei fundamental da dinâmica, atrito viscoso, atrito de turbulência, atrito estático, folga, elasticidade. Caracterização de alguns tipos de cargas e equações correspondentes. Órgãos para transmissão e adaptação de movimentos, redutores, correias, correntes, travões, etc. Determinação de parâmetros mecânicos de um acionamento. Exigências de serviço dos acionamentos eletromecânicos.
- Circuitos e componentes de eletrónica de potência: Triacs, transístores e díodos, bobinas e condensadores, tecnologias, características e princípio de funcionamento. Conversores AC-DC, DC-AC, DC-DC e AC-AC, princípio de funcionamento, topologias, dimensionamento, comando e controlo. EMI, "layout" e filtragem.
- Acionamentos para máquinas assíncronas: Revisão sobre a máquina assíncrona. Métodos de arranque da máquina. Comando por variação das variáveis: tensão, tensão e frequência, outros. Circuitos em causa. Utilização prática de sistemas.
- Acionamentos para máquinas de corrente contínua: Revisão sobre a máquina de corrente contínua. Acionamento controlado em posição, velocidade e binário. Sensores e circuitos em causa. Malha de realimentação. Utilização prática de sistemas.
- Acionamentos controlados em mais do que uma variável: requisitos e características deste tipo de sistemas.

Metodologia de avaliação
Teste escrito: 50%. Prática laboratorial: 50%.

Bibliografia
- Nasar, S. e Boldea, I. e , . (2016). Electric Drives. -: CRC Press

Método de interação
Explanação dos conceitos, resolução de exercícios e realização prática de trabalhos (laboratorial).

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.