Estruturas II

Engenharia Civil
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL

Docente(s)
- Carlos Jorge Trindade da Silva Rente

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
A-Compreensão dos princípios, teorias e modelos de análise dos sistemas estruturais sujeitos a acções estáticas e dinâmicas.
B-Modelação e análise de esforços internos e deslocamentos em estruturas.
C-Utilização de métodos simplificados de análise estrutural.

Programa
1-Concepção estrutural. Pré-dimensionamento e verificação da segurança em estruturas.
Concepção dos sistemas estruturais. Funcionalidade das estruturas. Qualidade do projecto estrutural. Regras de pré-dimensionamento e verificação da segurança dos elementos estruturais.
2-Estruturas submetidas a acções verticais.
Mecanismo de transmissão de cargas. Regras elementares de pré-dimensionamento. Análise simplificada de estruturas sujeitas a acções verticais.
3-Estruturas submetidas a acções horizontais.
Mecanismo de transmissão de cargas. Sistemas de contraventamento. Distribuição de forças pelos diferentes elementos de contraventamento. Efeito da translação e efeito da rotação. Análise simplificada de estruturas sujeitas a acções horizontais.
Quantificação da acção do vento. Determinação dos efeitos da acção do vento.
Quantificação da acção do sismo. Determinação dos efeitos da acção do sismo. Método simplificado de análise estática. Método simplificado de análise dinâmica.
4-Cálculo automático de estruturas.
Modelação de sistemas estruturais. Análise de resultados por comparação com soluções analíticas. Análise de resultados por comparação com métodos simplificados de análise estrutural.

Metodologia de avaliação
Realização de uma prova escrita, em época de avaliações, e trabalhos práticos propostos durante o semestre.

Bibliografia
- Varios, . (1986). Curso sobre a Nova Regulamentacao de Estruturas. Porto: FEUP
- Figueiras, J. (1985). Estruturas de edificios. Porto: FEUP
- Zalka, K. (2000). Global Structural Analysis of Buildings. New York: Taylor & Francis

Método de interação
Exposição teórica dos aspectos fundamentais relacionados com os conteúdos programáticos da unidade curricular.
Resolução de exercícios práticos que permitam a intervenção crítica dos alunos.

Software utilizado nas aulas
Ftool (2D Frame Analysis Tool) e Cypecad