Impacte Ambiental (Opção)

Engenharia do Ambiente e Biológica
5.5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 P

Docente(s)

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
Desenvolvimento do conhecimento geral das temáticas de impacte e das soluções específicas; Garantia de uma sólida formação nesta área científica, integrando os desenvolvimentos mais recentes, nas perspectivas teórica, aplicada ou de carácter metodológico; Desenvolvimento de competências e de atitudes, potenciando a capacidade de aprendizagem autónoma ou com acompanhamento tutorial.

Programa
Definição de impacto ambiental; As fases da AIA; Aspectos legislativos relativos à avaliação de impacto ambiental; Prática da AIA em Portugal; Indicadores ambientais utilizados em AIA; Principais impactos ambientais associados a projectos de diversas tipologias; Análise de relatórios concluídos; Avaliação Ambiental Estratégia e Ordenamento do Território; Sistemas de Informação Geográficas no processo de EIA; Produção de cartografia temática; Análise geográfica, ambiental e social com o apoio de software; Impactes sectoriais; principais métodos de organização e apresentação da informação: métodos ad-hoc, checklists e matrizes

Metodologia de avaliação
A avaliação contínua será feita com 2 minitestes e um trabalho de avaliação que incluirá uma apresentação e um documento escrito. Os alunos cuja soma da avaliação continua totalize, pelo menos 10 valores, dispensarão da avaliação por exame.

Bibliografia
- Partidário, M. e Jesus, J. (1994). Avaliação de impacte ambiental. Lisboa: Centro de Estudos de Planeamento e Gestão do Ambiente
- Barrow, C. (2001). Environmental and social impact assessment. Londres: Arnold

Método de interação
Nas aulas teóricas é exposta a matéria que faz parte do programa e nas aulas práticas é feita a avaliação de impacte de casos específicos identificados em saídas de campo.

Software utilizado nas aulas