Física Geral

Engenharia do Ambiente e Biológica
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Álgebra, análise, trigonometria elementar e cálculo vetorial.

Objetivos
Pretende-se que os estudantes se familiarizem com a lei fundamental da dinâmica (2ª lei Newton) e que se tornem capazes de pensar racionalmente, aplicando-a a situações físicas concretas, obtendo, analisando e compreendendo os diversos resultados e seus limites de validade.

Programa
1- Unidades, dimensões, análise dimensional, trigonometria, álgebra elementar e vetorial (lecionada em simultâneo com a restante matéria)
2- Relatividade do movimento, velocidade, rapidez, energia cinética, momento linear, aceleração, força, impulso, potência e trabalho. Lei da atração universal. Tipos de forças Princípio da sobreposição. Leis de Newton.
3- Aplicações da 2ª lei Newton.

Metodologia de avaliação
Oito frequências semanais online de desenvolvimento (na aula). Três trabalhos de grupo. Os alunos têm também todas as semanas, para casa, um a dois exercícios de desenvolvimento com feedback dado pelo professor acerca do que é necessário melhorar.

Bibliografia
- Costa, M. e Almeida, M. (2004). Fundamentos de Física. Coimbra: Almedina
- Alonso & Finn, .. (1972). Física um curso universitário. (Vol. I e II). .: Addison Wesley
- Brígida, R. (0). Apontamentos e material de apoio.Acedido em1 de julho de 2012 em e-learning.ipt.pt

Método de interação
O estudante é incentivado a estudar, em casa, o material da disciplina e a participar, na aula, em discussões, trabalhos de grupo e testes semanais de simulação computacional. Para evitar o estudo baseado na memorização, terá acesso a formulário.

Software utilizado nas aulas