Português

TeSP - Web e Dispositivos Móveis
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP

Docente(s)
- Catarina Isabel de Assunção Grilo

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Terminada a UC, os alunos devem:
O1. desenvolver competências de compreensão escrita e oral;
O2. produzir e interpretar textos segundo técnicas e modelos diversificados;
O3. adquirir métodos e técnicas de pesquisa;
O4. reconhecer a importância da adequação do discurso à situação de comunicação

Programa
1. A Língua e a Comunicação
1.1. As estruturas comunicacionais
1.2. Linguagem, Língua, Fala e Discurso
1.3. Variação linguística
1.4. Código oral e código escrito
2. A gramática da comunicação
2.1. Frase e oração
2.2. Constituintes da oração
2.3. Frase complexa
3. Semântica
3.1. Relações entre as palavras
3.2. Significação lexical
3.3. Fontes de enriquecimento lexical
4.Tipologias textuais e práticas de compreensão e expressão escrita
4.1. Texto utilitário
4.2. Texto argumentativo
4.3. Texto explicativo-descritivo
4.4. Texto expositivo-informativo
4.5. Coesão e coerência textual
5. Metodologia de projeto
5.1. Noções metodológicas, estruturais e de correção linguística na elaboração de um trabalho científico
5.2. Técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação
5.3. Produção de fichas de leitura
5.4. Resumo, síntese e relatório
5.5. Elaboração de referências bibliográficas
6. Pragmática linguística
6.1. Dimensão interlocutiva da linguagem
6.1.1. O que é dito e o que é comunicado
6.1.2. Princípio de cooperação e máximas conversacionais
6.1.3. Teoria dos atos de fala
6.2. Práticas de compreensão e expressão oral
6.2.1. Entrevista
6.2.2. Colóquio/Debate
6.2.3.Leituras interpretativas
6.2.4. Apresentação oral

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: Frequência (40%) + teste gramatical (20%)+ trabalhos realizados em contexto de aula (40%);

Avaliação Periódica: Frequência (80%) + trabalho escrito (20%)

Bibliografia
- Cunha, C. e Cintra, L. (2005). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa
- Estrela, E. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Lí­ngua Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote
- Tavares, S. e Leite, S. (2015). Pares difíceis da Lí­ngua Portuguesa. Lisboa: Planeta
- Mateus, M. (2003). Gramática da Lí­ngua Portuguesa. Editorial Caminho: Editorial Caminho

Método de interação
Nas aulas teóricas será feita uma apresentação/explicitação dos conteúdos, sendo que nas sessões teórico-práticas serão realizados exercícios acerca dos mesmos.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint