Introdução ao Desenvolvimento de Jogos

TeSP - Web e Dispositivos Móveis
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP

Docente(s)
- Henrique Carlos dos Santos Mora
- Júlio César Moita Jorge Ruivo da Silva

Pré-requisitos
n.a.

Objetivos
Transmitir conhecimentos e conceitos base no desenvolvimentos e teoria de jogos, analisar e desenvolver jogos na perspectiva de utilizador, entender os conceitos de narrativa e personagens bem como perceber o processo de desenvolvimento de um jogo.

Programa
A história e cultura dos videojogos
Aplicações de jogos: simulação, aprendizagem, divertimento, investigação, jogos sérios
A Experiência do Utilizador: Jogabilidade, Detalhe, Interacção, Exactidão e Teoria do Divertimento
Contextos de Jogo: Mundos, Cenários, Abstracções e ?Emotioneering?
Teoria de Jogos
Processo de design e desenvolvimento de um jogo
Estruturação e desenvolvimento de Jogos para web e para dispositivos Moveis

Metodologia de avaliação
- Componente de avaliação teórica - 40%, nota mínima de 8 valores.
- Componente de avaliação prática - 60%, nota mínima de 10 valores. Corresponde à realização de um projeto.

Bibliografia

Método de interação
Exposição dos conteúdos programáticos aos alunos com recurso ao método expositivo e demonstrativo. Análise e resolução de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Plataforma de desenvolvimento Unity