Computação Gráfica

TeSP - Animação e Modelação 3D
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP

Docente(s)
- Sandra Maria Gonçalves Vilas Boas Jardim

Pré-requisitos

Objetivos
A unidade curricular de Computação Gráfica tem por objetivo dotar os alunos dos conhecimentos necessários à geração, manipulação e
interpretação de modelos e imagens de objetos, por via computacional.

Programa
1. Introdução
1.1 História da Computação Gráfica; 1.2 Conceitos Básicos
2. Percepção Tridimensional
2.1 Informações visuais monoculares
2.2 Informações visuais oculo-motoras;
2.3 Informações visuais estereoscópicas
3. Representação de Imagens
3.1 Resolução de imagens
3.2 Resolução gráfica; 3.3 Arquitetura gráfica
3.4 Tipos de imagens (vetoriais e matriciais)
3.5 Representação de Imagens
3.6 Conversão entre formatos
4. Sistemas de Coordenadas
4.1 Coordenadas polares
4.2 Coordenadas cilíndricas
4.3 Coordenadas esféricas
5. Transformações Geométricas
5.1 Transformação de translação
5.2 Transfomação de escala
5.3 Transformação de rotação
5.4 Câmara virtual; 5.5 Frustrum (volume de visão)
6. Projeções Geométricas
6.1 Projeção prespetiva
6.2 Projeção paralela (oblíqua, ortogonal - vista, axonométrica)
7. Sistemas de Cores
7.1 Processo de formação de cores
7.2 Sistemas de cores aditivas e subtrativas
7.3 Modelos de cores
7.4 Uso de cores nas imagens
8. Curvas e superfícies
8.1 Representação paramétrica de curvas
8.2 Representação de superfícies (malha poligonal; superfícies paramétricas bicúbicas; superfícies quadráticas)

Metodologia de avaliação
Avaliação em época normal ? 25% Participação, 25% Teste Teórico/prático ? 50% Trabalho Prático

Avaliação em Época Exame e Recurso ? 50% Teste Teórico e 50% Trabalho Prático

Bibliografia
- Corsini, M. e Ganovelli, F. (2014). Introduction to Computer Graphics: A Practical Learning Approach. USA: Chapman and Hall/CRC
- Paquette, A. (2013). An introduction to Computer Graphics for Artists. USA: Springer
- Van Dam, A. e Hughes, J. (2013). Computer Graphics: Principles and Practice. USA: Addison Wesley

Método de interação
Aulas teórico-práticas onde se propõem a resolução de casos práticos.

Software utilizado nas aulas