Computação Gráfica

TeSP - Animação e Modelação 3D, Publicação em Diário da República - Aviso n.º 11775/2016 - 27/09/2016

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP

Docente(s)
- Sandra Maria Gonçalves Vilas Boas Jardim

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Ao concluir a unidade curricular de Computação Gráfica os alunos deverão possuir os conhecimentos necessários à geração, manipulação e interpretação de modelos e imagens de objetos, por via computacional.

Programa
1. Introdução
1.1 História da Computação Gráfica
1.2 Conceitos Básicos
2. Percepção Tridimensional
2.1 Informações visuais monoculares
2.2 Informações visuais oculo-motoras
2.3 Informações visuais estereoscópicas
3. Representação de Imagens
3.1 Resolução de imagens
3.2 Resolução gráfica
3.3 Arquitetura gráfica
3.4 Tipos de imagens (vetoriais e matriciais)
3.5 Representação de Imagens
3.6 Conversão entre formatos
4. Sistemas de Coordenadas
4.1 Coordenadas polares
4.2 Coordenadas cilíndricas
4.3 Coordenadas esféricas
5. Transformações Geométricas
5.1 Transformação de translação
5.2 Transformação de escala
5.3 Transformação de rotação
5.4 Câmara virtual
5.5 Frustrum (volume de visão)
6. Projeções Geométricas
6.1 Projeção perspectiva
6.2 Projeção paralela (oblíqua, ortogonal - vista, axonométrica)
7. Sistemas de Cores
7.1 Processo de formação de cores
7.2 Sistemas de cores aditivas e subtrativas
7.3 Modelos de cores
7.4 Uso de cores nas imagens
8. Curvas e superfícies
8.1 Representação paramétrica de curvas
8.2 Representação de superfícies (malha poligonal; superfícies paramétricas bicúbicas superfícies quadráticas)

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
Trabalho individual a ser apresentado, tema a definir com o docente (30%);
Teste Teórico (30%);
Trabalho de pesquisa (30%);
Participação nas aulas, assiduidade, pontualidade ou prova oral para os alunos com estatuto de trabalhador estudante (10%).

Avaliação por exame:
Teste teórico (50%);
Trabalho pratico (50%)

Bibliografia
- Corsini, M. e Ganovelli, F. (2014). Introduction to Computer Graphics: A Practical Learning Approach. USA: Chapman and Hall/CRC
- Paquette, A. (2013). An introduction to Computer Graphics for Artists. USA: Springer
- Van Dam, A. e Hughes, J. (2013). Computer Graphics: Principles and Practice. USA: Addison Wesley

Método de interação
Aulas teórico-práticas onde se apresentam e exploram os conteúdos programáticos propostos para a UC. O desenvolvimento de competências por parte dos alunos é estimulada através da resolução de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.