Expressão Oral e Escrita

TeSP - Animação e Modelação 3D
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP

Docente(s)
- Maria de Fátima Matos Navalho Silva Peixoto

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
Terminada a UC, os alunos deverão:
- Possuir uma consciência reflexiva sobre o funcionamento da língua;
- Possuir pensamento crítico e capacidade argumentativa;
-Ter expandido a sua amostra lexical e aperfeiçoado a sua capacidade retórica;
- Reconhecer a importância da adequação do discurso.

Programa
- A língua e a Comunicação;
- Noções de História da Língua;
- Situação Comunicativa;
- Intencionalidade comunicativa;
- Formas adequadas à situação e intencionalidade comunicativas;
- Comunidade linguística;
- Níveis de língua;
- Funções da Linguagem;
? Textos e suas tipologias;
- Estratégias de leitura;
- O verbal e o visual;
- Consolidação de conteúdos da morfossintaxe;
- Consolidação de conteúdos da semântica.


Metodologia de avaliação
Os alunos serão avaliados continuamente através do seu desempenho em sala de aula, sobretudo no que diz respeito à oralidade, e pela elaboração de um trabalho final onde serão testadas as competências ao nível da componente escrita.

Bibliografia
- Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa: Instrumentos de Análise. (Vol. ---). (pp. --------). Lisboa: Universidade Aberta
- Campbell, J. (1993). Técnicas de Expressão Oral. (Vol. ---). (pp. -------). Lisboa: Editorial Presença
- Lopes, M. e Pinto, M. e Azeredo, M. (2015). Da Comunicaçao à  Expressão: Exercícios Gramática Prática. Lisboa: Raiz Editora

Método de interação
Aulas teórico-práticas com a realização de exercícios de aplicação prática (fichas de trabalho, pesquisa, produção de texto, apresentação oral).

Software utilizado nas aulas
PowerPoint e Moodle