Composição

TeSP - Animação e Modelação 3D
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP

Docente(s)
- João Ricardo Mendes de Freitas Pereira

Pré-requisitos
Fundamentos de animação e modelação 3D, e arte digital.

Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de calcular diferentes elementos de render de uma imagem ou animação 3D, utilizar a técnica de camera mapping, matte painting e fazer a composição de elementos de render em Photoshop e After Effects.

Programa
1 - Composição em Imagem Estática
1.1 Abordagem aos diferentes elementos de render
1.2 Cálculo de elementos de render
1.3 Técnica de Matte/Shadow para calcular sombras com canal de Alpha
1.4 Opções de render dos objetos 3D
1.5 Cálculo de máscaras para composição
1.6 Composição dos diferentes elementos separados em Photoshop

2 - Composição em Animação
2.1 Cálculo de elementos de render em animação
2.2 Técnica de Matte/Shadow para calcular sombras com canal de Alpha
2.3 Opções de render dos objetos 3D em animação
2.4 Cálculo de máscaras para composição
2.5 Composição dos diferentes elementos separados em After Effects

3 - Camera Mapping
3.1 Introdução à técnica de Camera Mapping em 3ds Max
3.2 Matte Painting em Photoshop
3.3 Render de objetos separados
3.4 Composição em After Effects

4 - Composição em After Effects
4.1 Composição dos diferentes elementos da animação
4.2 Blending Modes
4.3 Máscaras e Rotoscopia
4.4 Efeitos em After Effects
4.5 Partículas em After Effects
4.6 Opções de render

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
Assiduidade dos alunos (5%), tarefas propostas em aula (25%), projeto final (70%).

Avaliação Periódica
Tarefas propostas em aula (30%), projeto final (70%).

Avaliação Final
Projeto final (100%).

Bibliografia
- Derakhshani, R. e Derakhshani, D. (2013). Autodesk 3ds Max 2014 Essentials. Estados Unidos: Sybex
- Brinkmann , R. (2008). The Art and Science of Digital Compositing. Estados Unidos: Morgan Kaufmann
- Greenway, T. (2011). Photoshop for 3D Artists. Inglaterra: 3DTotal
- Fridsma, . e Gyncild, B. (2015). Adobe After Effects CC Classroom in a Book. Estados Unidos: Adobe Press

Método de interação
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Autodesk 3ds Max, Adobe Photoshop, Adobe After Effects.