Efeitos Visuais

TeSP - Animação e Modelação 3D
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP

Docente(s)
- João Ricardo Mendes de Freitas Pereira

Pré-requisitos

Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de aplicar técnicas na melhoria e enriquecimento de trabalhos de animação, com recurso à manipulação gráfica e inserção de conteúdos em imagens em movimento.

Programa
1. Motion Graphics
a. Importação de ficheiros
b. Timeline/Layers
c. Propriedades de transformação
d. Keyframes

2. Criação e manipulação
a. Composições
b. Efeitos
c. Máscaras
d. Edição de texto

3. Espaço 3D
a. Câmaras
b. Movimento 3D

4. Manipulação vídeo
a. Tracking 2D
b. 3D Tracker
c. Rotoscopia

Metodologia de avaliação
Contínua: Avaliação dos trabalhos desenvolvidos. Dispensados de exame os alunos com nota igual ou superior a 10 valores. São admitidos a exame os alunos com assiduidade inferior a 2/3 das aulas.

Bibliografia
- Press, A. (2010). Adobe After Effects CS5 Classroom in a Book. USA: Adobe Press
- Taylor, A. (2006). Creative After Effects. UK: Focal Press

Método de interação
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Adobe After Effects, Adobe Photoshop