Modelação e Animação 3D

TeSP - Animação e Modelação 3D
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da unidade curricular, os alunos devem conseguir modelar um cenário e objetos 3D com baixo teor de polígonos, assim como, criar texturas e materiais para jogos digitais.

Programa
1 - Modelação Avançada
1.1 Técnicas avançadas e ferramentas de modelação 3D para jogos (cenário e objetos);
1.2 Criação de UV’s.

2 - Texturas e Materiais
2.1 Criação de texturas para jogos;
2.2 Materiais complexos e respetivas propriedades e parâmetros.

3 - Iluminação Avançada e Render
3.1 Tipos de luzes;
3.2 Controle de exposição fotográfica;
3.3 Iluminação a partir de objetos;
3.4 Iluminação global (iluminação indireta ou GI);
3.5 Iluminação com HDRI (IBL - Image-Based Lighting);
3.6 Parâmetros de render (Arnold);
3.7 Processo de “Render To Texture” (Baking Textures).

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
- Frequência (100%).

Para os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante, a Avaliação por Frequência é realizada através de uma Frequência (100%).

Avaliação por Exame:
- Exame (100%).

Bibliografia
- Demers, O. e , . (2002). Digital Texturing and Painting. Estados Unidos: New Riders
- Ratner, P. (2003). 3-D Human Modeling and Animation. Estados Unidos: Wiley
- Chopine, A. e , . (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. Estados Unidos: Focal Press

Método de interação
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Autodesk Maya, Adobe Photoshop.