Marketing Turístico

TeSP - Produção de Atividades para o Turismo Cultural, Publicação em Diário da República - Aviso nº 619/2016 - 21/01/2016 - retificação

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP

Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Pré-requisitos
Não se aplica.

Objetivos
Para desenvolver um plano de marketing o aluno deve compreender como identificar a oferta e a procura, definir o(s) objetivo(s), geral(is) e específico(s), de curto e de longo prazo, assim como avaliar o meio envolvente e definir o posicionamento, a segmentação e o marketing mix. Para saber operacionalizar o marketing mix, o aluno deve conceituar o produto, definir as políticas de preço e de distribuição, e desenvolver a base para a promoção para um produto turístico. Para desenvolver uma campanha promocional o aluno deve identificar as mensagens, os canais e a audiência do produto turístico. Ao fim da unidade o discente será desafiado a aproximar-se do Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 - Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis

Programa
1. Conceitos Gerais de Marketing Turístico

1.1. Caracterização do Marketing Turístico

1.2.O papel do Marketing no planeamento turístico

2. Análise das envolventes do Marketing Turístico

2.1. Microambiente do Marketing Turístico

2.2. Macroambiente do Marketing Turístico

2.3. Impactos do Turismo e o poder do Marketing

2.4. Processo de decisão de compra

3. Oferta Turística

3.1. Tendências do Marketing Turístico na promoção de produtos turísticos

3.2. Novas tecnologias no Marketing Turístico

3.3. Poder de decisão e influência

3.4. Novos turistas 4.Canais de distribuição

4.1. Publicidade espontânea

5. Plano de Marketing Turístico

5.1. Fases do plano de marketing (diagnóstico, análise SWOT, objetivos, Estratégia, Marketing-Mix, orçamentos, controlo e atualização).

5.2. Caso de estudo e casos de sucesso (e.g. Marketing das Cidades, Enoturismo, Marketing Sensorial etc. (noções da estratégia de desenvolvimento de um plano)

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua composta de duas componentes:

1. a) prova escrita com ponderação de 50% e nota mínima de 8 valores e b) participação em sala de aula e fichas de atividades, com ponderação de 10%. 2. Desenvolvimento de trabalhos práticos com apresentação e discussão, com ponderação de 40%, nota mínima de 10 valores.

*Os alunos com nota igual ou superior a 10 valores ficam automaticamente dispensados de exame

Bibliografia
- Buhalis, D. e Costa, C. (2006). Tourism Management Dynamics ? Trends, Management and Tools. (Vol. 1). UK: Elsevier
- Holloway, C. (2004). Marketing for Tourism. (Vol. 1). UK: Pearson
- Kotler, P. (2011). Marketing 3.0 ­ Do produto e do consumidor até ao espírito humano. (Vol. 1). UK: Atual
- Lindon, D. e Lendrevi, J. e Levy, P. e Rodrigues, J. (2015). Mercator XXI: teoria e prática do marketing. (Vol. 1). Lisboa: Dom Quixote

Método de interação
A uc será lecionada c aulas teóricas e teórico-práticas. As teóricas fornecerão as bases conceptuais e teóricas, dando suporte aos conteúdos práticos.As teórico-prática operacionalizarão elaboração e discussão de marketing e planos promocionais.

Software utilizado nas aulas
Power Point, Zoom, Teams

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável