Merchandising e Promoções

TeSP - Gestão Comercial e Vendas
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Explicar como funcionam os canais de distribuição
Expor as diversas ferramentas de merchandising e promoções
Compreender as especificidades de cada canal de distribuição
Organizar o ponto de venda
Relacionar o layout do estabelecimento com o público-alvo, sustentado com um plano de promoções


Programa
1. Introdução
2. Canais de distribuição
3. Ponto de venda
4. Visual merchandising
5. Promoções

Metodologia de avaliação
Avaliação continua. Realização de trabalho prático (40%) com apresentação e discussão, (nota mínima de dez valores) e um teste (60%), (nota mínima de nove valores).

Exame normal: Exame (100%).

Bibliografia
- Rodrigues, J. e Lendrevie, J. e Levy, J. e Dioni­sio, P. (2105). Mercator da Li­ngua Portuguesa - Teoria e pratica do marketing. Lisboa: Publicações D. Quixote
- Demetresco, S. (2004). Vitrinas entre vistas: merchandising visual. Brasil: Senac
- Rosseau, J. (2008). Manual de Distribuição. Lisboa: Abril/Controljornal

Método de interação
O ensino visa promover a leitura e discussão de estudos de caso, a realização de trabalhos de curta e média duração, assim como a exposição de conceitos e o visionamento de casos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.