Análise de Casos em Gestão de Comércio e Serviços

TeSP - Gestão Comercial e Vendas
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Construir casos de estudo do ponto de vista analítico e operacional. Identificar e isolar fatores conducentes ao sucesso e ao fracasso dentro dos sectores de comércio e serviços.Desenvolver capacidade analítica. Desenvolver capacidades de apresentação e de discussão pública.

Programa
1-Metodologias.
1.1-O que é uma metodologia.
1.2-Construção de um caso de estudo em gestão de comércio e serviços.
1.3-Regras formais.
2-Casos de estudo.
2.1-Análise e discussão de casos de estudo.

Metodologia de avaliação
O sistema de avaliação é contínuo, apoia-se em : Teste(50%);Participação nas aulas, assiduidade, pontualidade e apresentação da análise de casos de estudo(50%).Exame normal ou recurso: Exame(100%).

Bibliografia
- Bickman, L. e Rog Debra, J. (2009). Handbook of Applied Social Researsh Methods. (Vol. 1). USA: Sage Publications, Inc.
- A. Hitt, M. e Duane Ireland, R. e E. Hoskisson, R. (2007). Strategic Management. (Vol. 1). USA: Thomson South-Western,
- R. Leenders, M. e A. Mauffette-Leenders, L. e A. Erskine, J. (1997). Writing Cases. (Vol. 1). Canada: Yvey Publishing
- , . e Enz, C. e C.Lundberg, C. (1993). A Framework for Student Case Preparation.Case Research, 13, pp. 133-144.

Método de interação
Método Ativo (discussão de casos, dinâmicas de grupos, realização de exercícios práticos); Método expositivo e interrogativo.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.