Comportamento do Consumidor

TeSP - Gestão Comercial e Vendas
3 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP

Docente(s)
- Maria Alexandra Falcão Bento Baptista Vilhena de Carvalho

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem conhecer o processo de consumo, a sua evolução e as variáveis que o influenciam, bem como a influência do marketing para a compreensão do comportamento do consumidor.

Programa
I - O Consumo como objeto de estudo sociológico
1.1 - O consumo e os seus significados
1.2 - Consumismo e consumerismo
II - Abordagens Teóricas ao fenómeno do Consumo
2.1 - Mary Douglas e Barry Isherwood
2.2 - Jean Baudrillard
2.3 - Thomas Vebler
2.4 - Pierre Bourdieu
III - Génese das Necessidades e Consumo
3.1 - Do necessário ao supérfluo
3.2 - Do prazer à poupança (e vice-versa)
IV - Influências Grupais e Consumo
4.1 - A família
4.2 - Outros grupos de referência e de pertença
V - Estudo dos Comportamentos e das Atitudes dos Consumidores
V - Estudo dos Comportamentos e das Atitudes dos Consumidores
VI - As Variáveis Explicativas Sociológicas e Psicossociológicas
5.1 - As características externas dos consumidores
5.2 - Os comportamentos de consumo de compra e de utilização dos media
5.3 - As atitudes
5.4 - Os processos de decisão de compra
VI - As Variáveis Explicativas Sociológicas e Psicossociológicas
6.1 - As necessidades, motivações e atitudes
6.2 - A influência do grupo sobre o comportamento dos seus membros
6.3 - As classes sociais
6.4 - As variáveis culturais
6.5 - Família e consumo
VII - A Política do Produto e a Publicidade nos Media
7.1 - Natureza e importância da política do produto
7.2 - Importância e componentes da política de produto
7.3 - Fixação das características intrínsecas do produto
7.4 - Definição das características intrínsecas do produto
7.5 - Qualidade produto e vantagem produto
7.6 - Ciclos de vida de um produto

Metodologia de avaliação
Em avaliação contínua: questões de aula (50%) e a apresentação de trabalhos práticos (50%). Dispensa de exame o alunos que tiver uma classificação maior ou igual a 10 valores. Em exame: avaliação final escrita.

Bibliografia
- Slater, D. (1997). Consumer, Culture and Modernity. Cambridge: Polity Press, UK
- Dubois, B. (2006). Compreender o Consumidor. Lisboa: Dom Quixote
- Santos, B. (1994). O Livro dos Consumidores. Lisboa: Bertrand
- Rodrigues, V. e Dionísio, P. e Lindon, D. e Lendrevie, J. (2000). Mercator: Teoria e Prática do Marketing. (Vol. 1). Lisboa: Dom Quixote

Método de interação
Aulas teórico-práticas onde os tópicos do programa são abordados, complementadas com aulas práticas onde são debatidos esses temas e onde os alunos expõem igualmente trabalhos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável