Matemática

TeSP - Contabilidade e Gestão
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- José Manuel Borges Henriques Faria Paixão

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Aquisição de conhecimentos no domínio da:
1.1. Análise Matemática
1.2. Matemática Financeira
1.3. Estatística Descritiva
2. Desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, interpretação e cálculo.
3. Identificação, interpretação, formulação, resolução de problemas e tomada de decisão.

Programa
I. BREVES NOÇÕES DE CÁLCULO ALGÉBRICO
1.1. Generalidades sobre os sistemas numéricos
1.2. Expressões polinomiais, racionais fracionárias e irracionais
1.3. Resolução de equações e de inequações
1.4. Sistemas de equações lineares

II. COMPLEMENTOS SOBRE FUNÇÕES REAIS DE VARIÁVEL REAL E CÁLCULO DIFERENCIAL EM IR
2.1. Generalidades sobre funções reais de variável real
2.2. Estudo de algumas classes de funções
2.2.1. Funções algébricas racionais (inteiras e fracionárias) e funções algébricas irracionais
2.2.2. Funções exponencial e logarítmica
2.3. Aplicações das funções às Ciências Sociais
2.4. Breve referência ao conceito de limite
2.5. Interpretação geométrica do conceito de derivada de uma função num ponto e algumas regras de derivação fundamentais
2.6. Algumas aplicações das derivadas às Ciências Socias

III. BREVES NOÇÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
3.1. Conceito de sucessão;
3.2. Progressões aritméticas: termo geral e soma dos n primeiros termos de uma progressão aritmética;
3.3. Progressões geométricas: termo geral e soma dos n primeiros termos de uma progressão geométrica;
3.4. Juros simples, juros compostos e juros compostos continuamente.

Metodologia de avaliação
Usa-se a mesma metodologia tanto na época de avaliação contínua como nas épocas de exame que consiste num teste escrito, classificado de 0 a 20 valores, sem consulta e sobre toda a matéria lecionada durante o semestre.

Bibliografia
- Armstrong, B. e Davis, D. e Armstrong, W. (2003). College Mathematics, Solving problems in finite mathematics and calculus. USA: Pearson Education
- Barnett, . e Byleen, K. e Ziegler, M. (2007). Calculus for Business, Economics, Life Sciences and Social Sciences. USA: Pearson Education
- Hostetler, R. e Edwards, B. e Larson, R. (2006). Cálculo. Brasil: McGraw Hill

Método de interação
Nas aulas teóricas introduzem-se os conceitos de um ponto de vista abstrato e de seguida abordam-se as respetivas aplicações. As aulas teórico-práticas destinam-se à resolução de exercícios incentivando-se a participação ativa por parte dos alunos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.