Aprendizagem Online e Comunidades Virtuais

Mestrado em Museus, Património e Sociedade do Conhecimento
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 23,0 T + 9,0 TP + 9,0 OT

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
a) Proporciona uma reflexão sobre as potencialidades e constrangimentos do uso de modalidades de e-learning;
b) Explora diferentes ferramentas informáticas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem no domínio do elearning;
c) Compreende as noções de LMS, CMS, fórum, conferência web, software livre

Programa
1. Aprendizagem online: potencialidades e constrangimentos
2. Ferramentas informáticas no suporte ao ensino e aprendizagem online
3. E-learning em Software Livre
4. A plataforma Moodle
5. Conferência web: o BigBlueButton
6. Web 2.0
7. Redes sociais e comunidades virtuais

Metodologia de avaliação
Nesta unidade existirão vários momentos de avaliação correspondendo aos exercícios em ambiente
de aula e aos relatórios das actividades laboratoriais realizadas.

Bibliografia
- Marques, C. e Carvalho, A. (2009). Contextualização e Evolução do e-Learning: Dos Ambientes de Apoio à ----Aprendizagem às Ferramentas da Web 2.0. (Vol. 1). Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho
- Mason, R. (2008). E-learning and social networking handbook: resources for higher education. (Vol. 1). New York: Routledge
- Figueira, A. e Figueira, C. (2009). Moodle: criação e gestão de cursos online. (Vol. 1). Lisboa: FCA
- Barab, S. e Kling, R. e Gray, J. (2004). Designing for virtual communities in the service of learning. (Vol. 1). Cambridge: Cambridge University Press

Método de interação
A organização da unidade curricular prevê a exposição nas aulas teóricas dos conteúdos programáticos, que
envolverão também o estudo de casos. A exploração das ferramentas informáticas será feita em aulas práticas
laboratoriais.

Software utilizado nas aulas