Avaliação de Empresas

Mestrado em Gestão de Empresas Familiares e Empreendedorismo
ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
O objectivo da disciplina é desenvolver os instrumentos de avaliação das decisões financeiras necessárias para assegurar a sobrevivência e o desenvolvimento das empresas. O carácter evolutivo da empresa passa por tomar decisões de carácter estratégico: investir, desinvestir, entrar em novas áreas de negócio, modernizar, expandir ou mesmo criar alianças.
Dada a necessidade de conhecer o verdadeiro valor do património (activos, passivos e passivos contingentes) das empresas, frequentemente divergente do valor contabilístico, é necessário aplicar um conjunto de procedimentos e metodologias destinadas a obter os justos valores dos vários elementos patrimoniais de que a empresa familiar é titular de direitos e, da empresa no seu todo. Esta disciplina tem como objectivos o estudo dos procedimentos a adoptar para conduzir esse processo de avaliação, assim como das metodologias destinadas à avaliação de patrimónios e, particularmente, das empresas familiares.

Programa
Introdução ao tema da Avaliação ? Razões subjacentes, Objectivos e Principais Modelos; Aproximações ao valor do negócio ou da entidade e ao valor do capital próprio; Métodos tradicionais e patrimoniais, com a introdução do Goodwill; Avaliação relativa por comparação, através de múltiplos; Modelos baseados nos fluxos livres de tesouraria actualizados na óptica do capital próprio (free cash-flows to equity) e nos dividendos; Modelos baseados nos fluxos livres de tesouraria actualizados na óptica do negócio, da empresa ou da entidade (free cash-flows to the firm) e no EVA ? Economic Value Added; Considerações a ter no caso de empresas familiares.

Metodologia de avaliação
Será seguido o método de avaliação contínua, baseado na aferição do trabalho realizado pelos Alunos ao longo do curso, tanto sob a forma de trabalhos práticos ou memorandos teóricos, como sob a forma de participação nas aulas. Será, contudo, realizada uma prova final individual de avaliação de conhecimentos.
Cálculo da Classificação Final
A classificação final resultará da ponderação dos factores seguintes:
Prova final 60%
Trabalhos de grupo 35%
Assiduidade e participação nas aulas 5%.

Bibliografia

Método de interação
O método pedagógico da disciplina privilegia o estudo de casos práticos, com aderência à realidade empresarial, estimulando o trabalho de grupo. Ao longo do curso, será procurado o desenvolvimento de espírito crítico sobre os problemas e as soluções de Avaliação de Empresas, para o que se fará um apelo constante ao apuramento da formação teórica de cada aluno.

Software utilizado nas aulas