Projeto Integrado de Recursos Humanos

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
6 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 15,0 OT

Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Esta unidade curricular pretende contribuir para o desenvolvimento de capacidades dos discentes para a conceção, planeamento e avaliação de diferentes tipos de projetos e programas de intervenção organizacional.

Programa
1. Conceitos básicos na conceção e avaliação de projetos e programas.
2. Tipos de projetos/programas e suas caraterísticas.
3. A importância do contexto na conceção e avaliação.
4. Fases envolvidas na conceção.
5. Metodologias e técnicas utilizadas no planeamento.
6. Sistemas de apoio à conceção, planeamento e avaliação de projetos e programas.
7. Metodologias utilizadas no planeamento e implementação da avaliação de projetos/programas.
8. Critérios para a avaliação de projetos e programas.
9. Fatores de sucesso na conceção e avaliação de projetos/programas.
10. Aplicações e especificidades de programas em âmbitos distintos de aplicação.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
- 2 Trabalhos individuais (30%)
- 1 trabalho de grupo(apresentação e relatório (70%).
Avaliação final:
- Exame (100%).
Ficam aprovados os alunos, que tenham em todas as avaliações notas superiores a 9,5 valores.

Bibliografia
- A., O. e Y., P. (2011). Criar Modelos de Negócio. (Vol. 1). Lisboa: D. Quixote
- Roldão, V. (2000). Gestão de Projeto - Uma Perspectiva Integrada. Lisboa: Edições Monitor
- P., H. (2001). Gestão de Projeto o Guia Essencial para Trabalhar Melhor e Ser Bem Sucedido. (Vol. 1). Lisboa: LivroseLivros

Método de interação
Proporcionar aos alunos, a leitura de textos científicos relacionados com o Projeto Integrado de Gestão.
Apoiar os alunos no desenvolvimento de um Projeto Integrado de Gestão, envolvendo pesquisa adequada e metodologia.

Software utilizado nas aulas
Equity.
Highview.
Gant Project.
MS Project.