Desenvolvimento Organizacional

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT

Docente(s)
- Sílvio Manuel da Rocha Brito

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da U.C. os alunos deverão:
? Compreender a importância do Desenvolvimento Organizacional
? Compreender o processo de Desenvolvimento Organizacional e os seus agentes;
? Conhecer as diferentes técnicas e ferramentas de mudança organizacional.
? Conhecer os diferentes níveis de intervenção.

Programa
1. Processos e aproximações.
2. Tipos de grupos, eficácia, e eficiência.
3. Modelos e aproximações.
4. Liderança, papéis, qualidades,competências e recursos.
5. Modelos, competências e aspetos a aprofundar.
6. Razões, processos e perspetivas.
7. Sucessos, insucessos, linhas orientadoras.
8. Perspectivas, valores e princípios.
9. Balanço, controle e sucesso.
10.Papeis, instrumentos, investimentos.
11.Tomada de decisão, competências, suporte e instrumentos,

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: casos práticos 60%, prova de frequência 40%.
Avaliação final através de exame escrito.
Dispensa da avaliação final quem obter um mínimo de 10 valores na avaliação contínua.

Bibliografia
- Brannick, T. e Coghlan, D. (2010). Doing action research in your own organization. London: Sage
- Anderson, D. (2014). Organization Development. California: Sage
- Hodges, J. (2016). Managing and Leading People Through Organizational Change. (Vol. 1). (pp. 1-377). London: Kogan Page
- Cameron, E. (2016). Making Sense of Change Management. (Vol. 1). (pp. 1-450). London: Kogan Page

Método de interação
Expositivo, interrogativo. Discussão de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.