Oferece uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por um plano de estudos que inclui o contacto com situações reais. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto de competências adequadas a excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de mestrado.
Objetivos gerais do ciclo de estudos
Uma vez terminada a Licenciatura em Gestão de Empresas (LGE) o diplomado deve revelar as capacidades exigíveis a um gestor com caraterísticas interventivas e empreendedoras, ser capaz de efetuar uma análise dinâmica e integrada do meio envolvente das organizações, bem como apoiar a tomada de decisão, suportando-a através de técnicas e instrumentos de gestão de empresas.
No quadro do Acordo de Bolonha, partindo dos conhecimentos ministrados no Ensino Secundário, Pós-secundário ou Superior não conferente de grau, a Licenciatura em Gestão de Empresas pretende contribuir para a formação humana, cultural, científica e técnica dos estudantes, proporcionando-lhes uma formação generalista, pluridisciplinar, na área científica de Gestão. O curso permitirá a entrada qualificada no mercado de trabalho, o desempenho de funções técnicas e de gestão, em empresas e outras organizações, nas áreas financeira, contabilística e de auditoria, comercial e de marketing, administrativa, logística e de recursos humanos, bem como a criação da própria empresa, remetendo para pós-graduações e mestrados o aprofundamento de uma especialização.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes
Pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos teóricos e especializados na área da gestão, em sintonia com a prática empresarial, nomeadamente em contabilidade, finanças, marketing, estratégia e logística, beneficiando também do conhecimento de ciências conexas como a economia, o direito, a psicologia, a matemática e a informática.
Na dinâmica letiva e académica, no contexto do curso e da Escola onde este se insere, incluem-se: trabalhos individuais e de grupo, resolução de casos práticos, resolução de testes, apresentação e defesa oral de trabalhos, visitas de estudo, participação em seminários, estágio em contexto de trabalho e elaboração de relatórios. Pretende-se dotar os estudantes de aptidões e competências como as de comunicação eficaz, oral e escrita, de ouvir e fazer-se ouvir, de recolha, seleção, interpretação e utilização de informação, de análise crítica, de equação e resolução de problemas, de tomada de decisão, de participação e de fomento à mesma, e as que especialmente caraterizam o empreendedor, como criatividade, inovação, liderança, negociação e trabalho em equipa.