IPT

Pós-Graduação em Proteção Civil: A Gestão da Comunicação no Risco, nas Emergências e nas Crises

Comunicar com eficácia em contextos imprevistos

 

A Pós-Graduação em Proteção Civil - Gestão da Comunicação no Risco, na Emergência e na Crise conta com um conjunto de especialistas nas áreas essenciais relacionadas com a temática. 

Para além de um formação teórica que permitirá aos formandos conhecer os diferentes sistemas envolvidos, identificar os riscos e planear respostas a ameaças, a Pós-Graduação inclui módulos práticos e de análise de situações concretas. A formação termina com um estágio em que se inclui um simulacro. 

O especialista António Sacavém (Comunicação Não Verbal), o comandante Joaquim Chambel (Proteção Civil) e o psicólogo Bruno Brito (Gestão do Stress) são três dos formadores que, juntamente com oito outros especialistas, garantem a qualidade desta Pós-Graduação, determinante para todos aqueles que têm como missão gerir o inesperado e minimizar os efeitos das crises.

 

Objectivos

Esta Pós-Graduação pretende proporcionar aos participantes técnicas de comunicação e análise de acontecimentos nas fases de prevenção e planeamento do Risco, em situações de Emergência e durante a permanência das Crises enquanto a normalidade não for reposta. Com esta formação pretende-se que uma comunicação eficaz evite situações de pânico e descontrole emocional por parte das populações durante as operações de socorro, bem como na aplicação das estratégias desenvolvidas para resolução das crises.

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Hália Filipa da Costa Santos

Hália Filipa da Costa Santos

t.: 241379500

Secretariado

Rosaria Luisa de Brito Moreira

Rosaria Luisa de Brito Moreira

t.: 241379500
ext.: 02200

Condições de Acesso

- Inscrições até ao dia 11 de outubro de 2015

- Início previsto do curso: 23 de outubro de 2015

- Formalização das candidaturas (implica a entrega de CV e de documentos pessoais, assim como o pagamento de uma taxa de 60 euros): entre 12 e 16 de outubro
- Comunicação dos resultados da candidatura: 20 de outubro


Horário funcionamento pós-laboral: sextas das 18h00/22h00 e sábados das 9h00/13h00 e 14h00/18h00


São destinatários desta Pós-Graduação todos os profissionais que tenham que gerir a comunicação em situações de Risco, de Emergência e de Crise, nomeadamente: jornalistas, operadores de imagem, bombeiros, forças de segurança, assessores de imprensa, relações públicas, técnicos de autarquias, técnicos de proteção civil, comandantes operacioanias, governantes.

Podem candidatar-se detentores de uma licenciatura em áreas diretamente ligadas às matérias lecionadas, profissionais com reconhecida experiência numa das áreas abrangidas e profissionais que estejam no ativo em serviços que possam vir a beneficiar desta formação.

Esta Pós-Graduação abrirá com um mínimo de 15 inscritos.





 

Vagas

Minimo de 15

Propinas e métodos de pagamento

O valor da propina é de 1200,00€, podendo ser feito a pronto ou por 3 mensalidades de  400,00€ cada.

Locais de funcionamento

Abrantes

Abrantes
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos