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TeSP - Marketing Digital

Porque o futuro é teu!

 

ACADEMIA DE ENSINO SUPERIOR DE MAFRA

A Academia de Ensino Superior de Mafra (AESM) ministra, a partir do ano letivo 2021/2022, Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP).Esta oferta formativa pública de proximidade, especializada e articulada com as necessidades do tecido socioeconómico local, pretende constituir-se como um impulso na qualificação dos jovens.Onde funciona a AESM?A AESM estará em funcionamento em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Mafra, em dois polos: o polo de Mafra, localizado na Rua Dr. Domingos Machado Pereira (antigo Centro de Saúde de Mafra); e o polo da Ericeira, localizado na Rua Prudêncio Franco da Trindade (instalações da Ericeira Business Factory).

O que é um CTESP?

Ministrado pelo ensino politécnico, é um novo tipo de formação superior, com a duração de dois anos, que incluem seis meses de estágio, a que correspondem 120 unidades de crédito (ECTS). Este confere um diploma de técnico superior profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações, sendo que, se pretenderes, poderás depois ingressar nos ciclos de estudos de licenciatura e mestrado integrado, através de um concur-so especial, adquirindo o respetivo grau académico.

Quem se pode candidatar a um CTESP?

• Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;• Os titulares de um curso de ensino secundário profissional de nível 4;

• Os titulares de um diploma de especialização tecnológica (CET);• Os titulares de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;

• Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destina- das a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos.

PERFIL DE PROFISSIONAL

Desenvolver produtos de marketing digital.  O seu perfil profissional é altamente polivalente, uma vez que tem que ter competências no desenvolvimento de produtos, no uso integrado de aplicações informáticas, assim como competências de gestão de clientes, quer através de sistemas CRM, quer através do marketing de conteúdos, com grande potencial para o turismo. O técnico superior profissional deve ter a capacidade de fazer a programação e implementação de campanhas de marketing digital comerciais, quer dentro do B2B, quer junto ao cliente final. 

ATIVIDADES PRINCIPAIS

Desenvolver e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online;

Elaborar e coordenar campanhas de marketing digital;

Gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em âmbito digital;

Monitorizar a aplicação da legislação comercial no planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online;

Criar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades dos consumidores;

Gerir e utilizar os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas novas para venda de produtos, serviços e ideias;

Planear um estudo dos produtos e ou os serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação;

Coordenar o planeamento de media e ferramentas e meios online;

Monitorizar e gerir o impacto de campanhas de marketing digital;

Gerir e selecionar as melhores ferramentas para a implementação de estratégias de branding definidas no âmbito digital.

 

Objectivos

Desenvolver uma estratégia de comércio electrónico e acompanhar os seus resultados.
Analisar e discutir os resultados das acções comerciais, propondo novas acções e medidas correctivas.
Apoiar o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e ou serviços e promoções.
Aplicar a legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa.
Analisar os comportamentos dos clientes, diagnosticar as suas necessidades, propondo o desenvolvimento de produtos digitais - em substituição ou complementaridade, tendo em conta as suas características, condições de venda e serviços pós-venda.
Assegurar a receção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda online, atuando na solidificação da relação de parceria com o cliente, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda.
Estudar os produtos e ou os serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação.
Produzir conteúdos escritos de divulgação
Garantir a permanente atualização dos conteúdos
Produzir relatórios de análise da comunicação da concorrência

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Inês Pereira de Almeida de Bettencourt da Câmara

Inês Pereira de Almeida de Bettencourt da Câmara

Secretariado

Isabel Maria Lopes Pereira

Isabel Maria Lopes Pereira

Gabinete: B 115
t.: 249 328 290
ext.: 3108

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11771/2016 de 27/09/2016

UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
S
Atelier de Criatividade Gestão e administração 2
Comportamento do Consumidor Sociologia e outros estudos 3
Comércio Eletrónico Informática na óptica do utilizador 6
Direito das Empresas Direito 5
Gestão e Estratégia Comercial Gestão e administração 4
Inglês Línguas e literaturas estrangeiras 4
Marketing Digital Marketing e publicidade 4
Métodos Quantitativos Matemática 4
Português Língua e literatura materna 4
Princípios de Marketing Marketing e publicidade 6
Princípios e Técnicas de Gestão de Empresas Gestão e administração 6
Sociedade e Economia Economia 4
Tecnologias de Informação e Comunicação Informática na óptica do utilizador 6
Técnicas de Comunicação Jornalismo e reportagem 2

 

UC Área ECTS Docente
Obr. Opt.
S
Análise de Casos em Gestão de Produtos e Serviços Digitais Gestão e administração 4
Atelier de Inovação e Empreendedorismo Gestão e administração 2
Comunicação e Comércio Eletrónico Marketing e publicidade 4
Desenvolvimento de Produtos Digitais Marketing e publicidade 5
Estudos de Mercado Marketing e publicidade 4
Estágio Marketing e publicidade 30
Laboratório de Produção de Conteúdos Marketing e publicidade 5
Tecnologias no Marketing e Comunicação Digital Marketing e publicidade 6

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022

UC Área ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Análise de casos em Inovação e Empreendedorismo Gestão e administração 2
Comportamento do Consumidor Ciências sociais e do comportamento 3
Comunicação e Comércio Eletrónico Informática na óptica do utilizador 4
Desenvolvimento de Produtos Digitais Marketing e publicidade 5
Direito das Empresas Direito 5
Laboratório de Produção de Conteúdos Marketing e publicidade 5
Tecnologias no Marketing e Comunicação Digital Marketing e publicidade 6
2º Semestre
Estágio 30

Condições de Acesso

CANDIDATE-SE AQUI.

 

Provas de Ingresso

Área relevante para o ingresso (n.º 4 do artigo 11.º do Decreto -Lei n.º 43/2014, de 18 de março):

  • Português
  • Economia
  • Geografia
  • Matemática

Propinas e métodos de pagamento

 O valor da propina é de 600,00€ anuais, podendo ser feito a pronto ou por 10 mensalidades de 60,00€

Taxas e Emolumentos

 Candidatura 40,00€.

No caso do envio da documentação por mail (spoc@ipt.pt) ou via CTT (Estrada da Serra - Quinta do Contador, 2300-313 Tomar) , o pagamento pode ser feito por transferência bancária para:

NIB: 0781 0112 0000 0001 2791 7

IBAN - PT50 0781 0112 0000 0001 2791 7

BIC - IGCPPTPL

O comprovativo de transferência com a indicação dos dados do aluno e com o nome de titular da conta titular deve ser enviado para - spoc@ipt.pt 

Calendarização

Informações sobre Candidaturas e calendarização das mesmas poderão ser consultadas aqui

Para qualquer esclarecimento  entrar em contato com o Balcão Único  - Student Point of Contacto através do email spoc@ipt.pt ou por telefone 249328107

Saídas profissionais

O profissional com um curso em Marketing Digital estará habilitado para exercer as seguintes funções, integrando as áreas de comunicação e/ou de vendas de uma organização:

  • Técnico de Marketing Digital;
  • Gestor de Redes Sociais;
  • Gestor de Conteúdos Online;
  • Técnico de Vendas Online;
  • Técnico de Marketing Direto.

Locais de funcionamento

Mafra

- Curso pertencente ao Consórcio CETM - Consórcio entre o Tejo e o Mar

Tomar

Tomar

Parcerias

Câmara Municipal de Mafra - Academia de Ensino Superior de Mafra

Escola Secundária José Saramago

Escola Técnica e Professional de Mafra

NP4552
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