TeSP - Administração de Bases de Dados

Área científica predominante:
, Código oficial do curso: T157
Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Código oficial da escola 3243

A oferta de formação específica em administração de bases de dados é escassa ou quase inexistente, existindo consideráveis lacunas no que respeita à existência de cursos conducentes à formação de profissionais qualificados para o exercício desta atividade na sua plenitude. Na realidade são diversos os cursos da área de formação e educação em Ciências Informáticas que contemplam no seu plano de estudos unidades curriculares da área da gestão e administração de bases de dados, mas não existem cursos especificamente desenhados para a formação de indivíduos com as competências solicitadas pelo exercício pleno e consciente das atividades relacionadas com esta área profissional.

Assim, o curso representa um passo importante no sentido de colmatar as deficiências de formação e de profissionais nesta área, ao nível regional e nacional, sendo uma oferta formativa direcionada para a inserção no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que viabiliza o prosseguimento de estudos no ensino superior.

 

Objectivos

 Conceber, implementar, manter e optimizar bases de dados, adequadas às necessidades da organização, garantido a sua eficiência, disponibilidade e segurança das mesmas.


facebook