Pós-Graduação em Arqueologia Subaquática

Área científica predominante:
Especialização, 60 ECTS, 2 semestres, Código oficial do curso:
Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Código oficial da escola 3242

Um curso à tua medida! 
Um mundo novo a descobrir...
 
Aposta numa aprendizagem à distância, através do e-Learning e vídeo-conferência, dando a possibilidade a todos os interessados e residentes fora do País de poderem ingressar no curso.
 
Permite uma excelente formação a nível do património subaquático cultural, científico e tecnológico, sustentada por uma estrutura e um plano curricular que incluem um acompanhamento total dos docentes e um contato com projetos e situações reais, seja em campo ou em laboratório.
O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de mestrado.
 
Abertura de nova edição 2017-2018
Inscrições abertas a candidaturas - chamada até 15 de Julho 2017
 
arqueologia subaquática
 
 

(inscrição só aceite após pagamento de taxa de inscrição - o boleto é enviado automaticamente após submissão de inscrição)

Arranque do próximo curso em Setembro de 2017-2018

 Dúvidas ou informações: guiomar.fonseca@ipt.pt (secretaria) ou alexfiga@ipt.pt (coordenadora).

 

 Após pré-inscrição deverá remeter os seguintes documentos para secretariado: guiomar.fonseca@ipt.pt

  • Curriculum Vitae;
  • Cópia do certificado de habilitações;
  • Fotografia;
  • Cópia de BI (carta de cidadão)
  • Boletim de Candidatura

 

Possibilidade de pagamento parcelar em 8 vezes.

Taxa de frequência - 1200€

 

 _____________________________________________

 

Tipo de ensino, duração e frequência

 

Especialização lato sensu

Ensino presencial e à distância por e-Learning e vídeo-conferência/plataforma BBB (realizada em tempo real).

A maioria dos módulos obrigatórios funciona ao fim-de-semana, sendo que alguns poderão funcionar durante a semana (quinta e sexta-feira) em horário pós-laboral (adaptado às diferenças de fuso horário dos vários alunos).

O número de créditos a totalizar pelo aluno para obtenção do grau de pós-graduação é de 60ECTS/30créditos, desenvolvidos ao longo de 2 semestres.

As aulas são lecionadas pelos profesores através da plataforma BBB, onde o aluno poderá assistir a demonstrações, palestras e conteúdos, colocar questões e desenvolver trabalhos e projetos em grupo ou individualmente. 

De forma a permitir a revisão da matéria e a visualização da aula, num caso de impossibilidade de presença, as mesmas são gravadas e disponibilizadas aos alunos pela plataforma, permitindo acompanhar os conteúdos noutro horário.

Objectivos

São objetivos centrais do Curso de Pós-Graduação em Arqueologia Subaquática:

· Aprofundar os conhecimentos, na área da Arqueologia, especializando as competências dos graduados no exercício da atividade profissional em meio aquático;

· Identificar problemas e soluções associados à exploração cientifico-turística do património subaquático, com vista à rentabilização, promoção e desenvolvimento regional;

· Estabelecer processos para uma gestão sustentável do meio, minimizando os impactos negativos sobre o ambiente ou o património cultural;

· Identificar e caracterizar sítios e contextos arqueológicos, no seu quadro ambiental e cultural, contribuindo para o inventário detalhado dos recursos arqueológicos nacionais e internacionais;

· Formar recursos humanos qualificados, relacionados com o meio aquático, contribuindo para uma exploração da costa e das vias fluviais mais eficaz, integrando-as no plano de ordenamento do território e rentabilizando os seus recursos;

· Identificar recursos arqueológicos e integrá-los em programas de ordenamento do território de modo a captar investimentos, com a consequente criação de postos de trabalho e fixação de populações a nível local e regional.


facebookmoodle