Mestrado em Manutenção de Instalações Técnicas

Área científica predominante:
, 120 ECTS, 4 semestres, Código oficial do curso:
Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Código oficial da escola 3243

SABER FAZER

 

Oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de pós-graduação e mestrado.

O projecto, construção e manutenção exigem, ao nível das especialidades de engenharia, o recurso a diversos perfis de formação técnica. Com efeito, o nível de complexidade que caracteriza os edifícios actuais, torna necessária a conjugação de conhecimentos em vários domínios da Engenharia, não existindo no nosso país uma formação específica capaz de integrar essas especialidades.

Objectivos

Com este Mestrado em Manutenção Instalações Técnicas pretende-se assegurar aos estudantes uma especialização de natureza profissional, capaz de permitir a intervenção de forma interdisciplinar nas diversas especialidades desta área, nomeadamente em aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC), redes de fluidos, instalações eléctricas, domótica, redes de dados e comunicações, protecção e segurança, acústica, iluminação, entre outras, desde a fase do projecto, à construção e manutenção.

Formar profissionais capazes de contribuir para a melhoria da qualidade dos edifícios e dos seus equipamentos, nos domínios do funcionamento, conforto, segurança e utilização racional da energia, metodologias de projeto e desenvolvimento de produtos e equipamentos, das tecnologias de transformação de matérias-primas, da tecnologia dos materiais, e da automação e controlo de processos;

Suprir uma necessidade premente do mercado, através da formação de profissionais com um perfil abrangente e adequado nas áreas de engenharia relacionadas com instalações e equipamentos em edifícios.

Ser motor de spinoffs ou startups, estimulando e apoiando os alunos no desenvolvimento de projectos empresariais motores de mudança, que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade inovadora e competitiva.