Mestrado em Engenharia Informática - Internet das Coisas

Área científica predominante:
Despacho n.º 7043/2016 - Diário da República n.º 102/2016, Série II de 2016-05-27, Mestrado, Segundo ciclo Nível ISCED (International Standard Classification of Education): 5 Nível EQF (European Qualifications Framework): 7, 120 ECTS, 4 semestres, Acreditação A3ES: NCE/15/00213, Código oficial do curso: M909
Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Código oficial da escola 3242

O MEI-IdC pretende dar sequência ao 1º ciclo de formação em Engenharia Informática, possibilitando o prosseguimento dos estudos nesta área, contribuindo para a valorização e o enriquecimento profissional dos mestrandos numa área de formação especializada e pós-graduada.

A Internet das Coisas (IdC), do inglês “Internet of Things” (IoT) envolve tecnologias disruptivas, nos modelos de produção e do negócio que alteram a relação entre os intervenientes da cadeia de valor, assim como o relacionamento com o cliente. As tecnologias inerentes à “Internet das Coisas” são a base da denominada Indústria 4.0, já referenciada como a 4ª revolução industrial. Estas tecnologias estão em rápida evolução e é urgente proporcionar aos atores tecnológicos as competências necessárias ao seu desenvolvimento.

Objectivos

O Mestrado em Engenharia Informática – Internet das Coisas (MEI-IdC) tem como principal objetivo proporcionar formação profissionalizante e especializada nas áreas dos sistemas inteligentes, redes de sensores sem fios, engenharia de software e nas modernas tecnologias e metodologias associadas à ciência e tecnologia de programação.


O Curso de Mestrado em Engenharia Informática apresenta uma nova abordagem de formação centrada no novo paradigma IoT, que permitirá aos seus mestrandos obter formação sólida e prática nas áreas que suportam o desenvolvimento de serviços e aplicações IoT, inseridos num perfil de formação que permite a participação em projetos de integração destas tecnologias nas empresas.

O desenvolvimento e fornecimento real destas tecnologias por parte destes mestrandos é suportado em parcerias com várias empresas nacionais de referência nestas áreas.