Mestrado em Engenharia Eletrotécnica - Especialização em Controlo e Eletrónica Industrial

Área científica predominante:
DR 2ªS Nº123 -29.06.2009 (Desp.14639/2009) , alterações: DR 2ªS Nº144 -28.07.2011(Desp. 9408/2011) e DR 2ªS Nº25 -19.02.2014(Desp. 2827/2014), Mestrado, Segundo ciclo. Nível ISCED (International Standard Classification of Education): 5 Nível EQF (European Qualifications Framework): 7, 120 ECTS, 4 semestres, Acreditação A3ES: ACEF/1213/20547, Código oficial do curso: M732
Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Código oficial da escola 3242

Oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de pós-graduação e mestrado.

Objectivos

Este Curso de Mestrado apresenta uma nova abordagem de formação, onde as áreas de Engenharia Eletrotécnica (especialização em Controlo e Electrónica Industrial), são transversais, pretendem dotar o mestrando de um perfil profissionalizante capaz de dar resposta às exigências do vasto e diversificado tecido empresarial / industrial, desde a pequena à grande empresa/industria.

O Mestrado em Engenharia Eletrotécnica visa contribuir para a maior qualidade, eficiência, flexibilidade, segurança e competitividade dos meios de produção industrial. Proporcionar formação de natureza profissional e especializada capaz de dar resposta às crescentes solicitações do mercado de trabalho no sentido da formação de técnicos numa área de crescente exigência técnica. Proporcionar competências nos novos desenvolvimentos em sistemas inteligentes de controlo, em sensores e atuadores, em eletrónica industrial no que diz respeito às modernas tecnologias e às metodologias associadas. Terá ainda competências na otimização e manutenção destes sistemas, permitindo aumentar a capacidade de análise e de crítica do mestrando sobre estes domínios. Dar sequência ao 1º ciclo de formação em Eng. Electrotécnica, possibilitando o prosseguimento dos estudos. Contribuir para a valorização e o enriquecimento profissional numa área de formação especializada e pós-graduada.

Assim, este mestrado forma profissionais com capacidade de detetar, formular, analisar e solucionar questões complexas em novas e emergentes áreas da sua especialização, e ainda com capacidade para aplicar métodos e técnicas inovadoras na resolução de problemas, bem como com competências de empreendedorismo que permitam criar empresas de base tecnológica.

O ciclo de estudos integra:

- Um conjunto de unidades curriculares, que correspondem a 66 ECTS;

- Um trabalho de projeto, original e especialmente realizado para este fim, ou um estágio de natureza profissional objeto de relatório final, que corresponde a 54 ECTS.


facebookmoodle