Mestrado em Conservação e Restauro

Área científica predominante:
Mestrado, Segundo ciclo; Nível ISCED (International Standard Classification of Education): 5 Nível EQF (European Qualifications Framework): 7, 120 ECTS, 4 semestres, Código oficial do curso: 9405
Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Código oficial da escola 3242

Oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de pós-graduação e mestrado.

Objectivos

O curso pretende formar profissionais em condições de aceder à profissão de conservador-restaurador de acordo com as normas e recomendações internacionais da área da Conservação e Restauro, nomeadamente Rede Europeia para o Ensino da Conservação e Restauro (ENCoRE), de que o IPT faz parte, e da Confederação Europeia de Organizações de Conservadores- Restauradores (ECCO). Para isso, o curso articula-se de forma muito estreita com o curso de Licenciatura em Conservação e Restauro de forma que os dois, em conjunto, proporcionam a formação de 5 anos indispensável para o acesso à profissão. De uma forma mais específica, o curso pretende desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos na Licenciatura e desenvolver competências para, de uma forma criativa, crítica, autónoma e interdisciplinar, conceber, projectar e integrar produtos e processos de Conservação e Restauro, de acordo com as normas e as boas práticas internacionais.