Gestão de Empresas

Área científica predominante:
Licenciatura, Primeiro Ciclo, Nível ISCED 6 , Nível EQF 6, 180 ECTS, 6 semestres, Código oficial do curso: 9152
Escola Superior de Gestão de Tomar, Código oficial da escola 3241

Oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de pós-graduação e mestrado.

 
A partir de 2016/17 entra em vigor um novo Plano de Estudos (Despacho n.º 3393/2016 - Diário da República n.º 45/2016, Série II de 2016-03-04), a ter efeito inicialmente só para os alunos do 1.º ano, seguindo-se nos anos seguintes a correspondente evolução.
 
O Plano Antigo (publicado no DR 26/mai/2011) está em funcionamento nos anos letivos 2016/2017, 2017/2018 e 2018/2019, após este período todos os alunos devem inscrever-se obrigatoriamente no novo Plano de Estudos. Existe um Plano de Transição entre os dois planos de estudos, aprovado pelos órgãos legal e estatutariamente competentes.

 

Objectivos

Objetivos gerais do ciclo de estudos

Uma vez terminada a Licenciatura em Gestão de Empresas o diplomado deve revelar as capacidades exigíveis a um gestor com características interventivas e empreendedoras, sendo capaz de efetuar uma análise dinâmica e integrada do meio envolvente das organizações, bem como apoiar a tomada de decisão suportando-a através de técnicas e instrumentos de gestão de empresas.

No quadro do Acordo de Bolonha, partindo dos conhecimentos ministrados no ensino secundário, pós-secundário ou superior não conferente de grau, com a Licenciatura em Gestão de Empresas pretende-se contribuir para a formação humana, cultural, científica e técnica dos estudantes, proporcionando-lhes uma formação generalista, pluridisciplinar, na área científica de Gestão, que permita a entrada qualificada no mercado de trabalho, no desempenho de funções técnicas e de gestão, em empresas e outras organizações, nas áreas financeira, contabilística e de auditoria, comercial e de marketing, administrativa, logística e de recursos humanos, bem como a criação da própria empresa, remetendo para pós-graduações e mestrados o aprofundamento de uma especialização.

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes

Pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos teóricos e especializados na área da gestão, em sintonia com a prática empresarial, nomeadamente em contabilidade, finanças, marketing, estratégia e logística, beneficiando também do conhecimento de ciências conexas como a economia, o direito, a psicologia, a matemática e a informática.

Através da dinâmica letiva e académica, no contexto do curso e da escola onde este se insere, onde se incluem: trabalhos individuais e de grupo, resolução de casos práticos, resolução de testes, apresentação e defesa oral de trabalhos, visitas de estudo, participação em seminários, estágio em contexto de trabalho, elaboração de relatórios. Pretende-se dotar os estudantes de aptidões e competências como as de comunicação eficaz, oral e escrita, de ouvir e fazer-se ouvir, de recolha, seleção, interpretação e utilização de informação, de análise crítica, de equação e resolução de problemas, de tomada de decisão, de participação e de fomento à mesma, e as que especialmente caraterizam o empreendedor, como criatividade, inovação, liderança, negociação e trabalho em equipa.

Inserção do ciclo de estudos na estratégia institucional de oferta formativa face à missão da Instituição

Os objetivos definidos para a Licenciatura em Gestão de Empresas enquadram-se na missão e objetivos do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e da Escola Superior de Gestão de Tomar (ESGT) onde se integra.

O IPT sendo uma unidade de ensino superior politécnico no Espaço Europeu do Ensino Superior, visa a superior formação dos seus estudantes, promovendo o conhecimento útil, desenvolvendo aptidões, capacidades e competências muito diversas, com o objetivo de preparar os estudantes para o mercado de trabalho e para o exercício de uma cidadania ativa numa sociedade democrática.

A ESGT tem como principal missão formar gestores e outros quadros médios e superiores de empresas e outras organizações, revestindo-se de um cariz eminentemente prático, privilegiando um contacto sistemático com o meio empresarial e institucional, quer através da realização de trabalhos práticos desenvolvidos ao longo do curso, quer através da realização de estágios curriculares no final do curso. Pretendendo-se, deste modo, aproximar o aluno, o mais possível, da vida prática, e facilitar a sua inserção no mercado de trabalho, como ainda, contribuir para o desenvolvimento da região onde se insere, em particular, e do país, em geral.

Entre os objetivos estratégicos do IPT e da ESGT releva-se: a promoção do empreendedorismo e da empregabilidade dos diplomados; a dinamização da investigação e da transferência de conhecimento; o aprofundar da integração da escola na sua envolvente regional, o fomentar da internacionalização do ensino e da oferta formativa.

Com a Licenciatura em Gestão de Empresas pretende-se formar diplomados com as capacidades exigíveis a um gestor com características interventivas e empreendedoras, capaz de efetuar uma análise dinâmica e integrada do meio envolvente das organizações, bem como de apoiar a tomada de decisão suportando-a através de técnicas e instrumentos de gestão de empresas. O curso está alinhado e contribui para a missão e objetivos da instituição onde se integra.