Cartão de Identificação


Apresentação

O Cartão de Identificação do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) decorre de um convénio entre a Instituição e o Banco Santander Totta, do qual resultam para a nossa Instituição as melhores condições de prossecução da sua missão e objetivos estratégicos, através de estímulos à excelência no ensino, na investigação, desenvolvimento e inovação, na cultura, na valorização patrimonial e no apoio aos alunos de mérito e com dificuldades económicas.

Objetivos

O principal objetivo é tornar o cartão do IPT um instrumento útil na vida académica dos seus utilizadores, facilitando o seu acesso aos serviços disponibilizados no campus do IPT.

Vantagens

  • Identificação como membro da comunidade académica do IPT (estudante, docente e não docente);
  • Aceder a serviços internos que exigem as funcionalidades inteligentes a disponibilizar no cartão existentes nas várias unidades orgânicas;
  • Aceder a outros serviços disponibilizados por entidades terceiras, em condições especiais;


Emissão do Cartão

(sem vertente bancária)

A emissão do cartão IPT requer o preenchimento do formulário (cartão IPT), guardar o documento (formato.pdf). Após a submissão devem dirigir-se a um Balcão do Banco Santander Totta (em Tomar ou Abrantes) ver localização do Balcão ou ao Gabinete de Apoio ao Estudante para validação do cartão e devem fazer-se acompanhar do documento de formalização do cartão (documento formato. pdf), ou, o número do pedido de cartão que consta no documento de submissão, o comprovativo de matrícula e cartão de cidadão/bilhete de Identidade para os estudantes e o número mecanográfico e Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade para os docentes e não docentes.

 (com vertente bancária)

O utilizador também terá oportunidade de, se assim o desejar, aderir à componente bancária e beneficiar de condições especiais oferecidas pelo banco Santander Totta.
No caso de aderir à componente bancária, o estudante/docente/funcionário deverá ainda entregar fotocópia do Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade e Número de Contribuinte num dos balcões do Banco Santander Totta.

Distribuição do Cartão

- Sem vertente bancária, num prazo de 2 a 3 semanas, os alunos/docentes da Escola Superior de Gestão de Tomar (ESGT) e da Escola Superior de Tecnologia de Tomar (ESTT) e os funcionários do IPT devem dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Estudante e os alunos/docentes/funcionários da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes devem dirigir-se aos Serviços Académicos da ESTA para levantar o cartão.

- Com vertente bancária, o cartão será enviado para o domicílio indicado pelo requerente.

Tecnologias utilizadas

O cartão IPT possui as seguintes tecnologias:

  • Chip e banda magnética;
  • Chip RFID -MIFARE
  • Código de barras.

Informações úteis

Confidencialidade
A informação pessoal relativa à comunidade universitária cedida pelo IPT é totalmente confidencial e não será utilizada para outro fim que não o da emissão do cartão.

Em caso de perda, extravio ou roubo, dados incorretos no cartão IPT

  • Em caso de extravio ou roubo, deverá informar o IPT através do Gabinete de Apoio ao Estudante _ gape@ipt.pt ou um Balcão do Banco Santander Totta para requisitar um novo cartão.


Validade do cartão IPT

  • Estudantes a frequentarem o 1º ano curricular: 3 anos;
  • Estudantes a frequentarem o 2º ano curricular ou seguintes: 2 anos;
  • Funcionários/Docentes: 4 anos.


Limitações do cartão IPT com componente bancária


O uso do cartão IPT com componente bancária está restrito à rede Multibanco. Não é possível realizar operações de baixo valor, nem operar no estrangeiro ou em qualquer ponto onde apenas a rede Visa exista.

Por esta razão, sempre que um cartão bancário é solicitado, é também pedido um cartão multibanco normal, para os clientes poderem utilizar a sua conta em operações de baixo valor (portagens por exemplo) e no estrangeiro.

Estes cartões são gratuitos para os clientes e são expedidos em complementaridade com o Cartão IPT, não por substituição.

Mais informações e esclarecimentos

No caso de dúvidas ou algum problema com a emissão do seu cartão, contacte o Gabinete de Apoio ao Estudante _ gape@ipt.pt .

^ Topo