ACADEMIA DE ENSINO SUPERIOR DE MAFRA
A Academia de Ensino Superior de Mafra (AESM) ministra, a partir do ano letivo 2021/2022, Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP).Esta oferta formativa pública de proximidade, especializada e articulada com as necessidades do tecido socioeconómico local, pretende constituir-se como um impulso na qualificação dos jovens.Onde funciona a AESM?A AESM estará em funcionamento em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Mafra, em dois polos: o polo de Mafra, localizado na Rua Dr. Domingos Machado Pereira (antigo Centro de Saúde de Mafra); e o polo da Ericeira, localizado na Rua Prudêncio Franco da Trindade (instalações da Ericeira Business Factory).
PERFIL DE PROFISSIONAL
Desenvolver produtos de marketing digital. O seu perfil profissional é altamente polivalente, uma vez que tem que ter competências no desenvolvimento de produtos, no uso integrado de aplicações informáticas, assim como competências de gestão de clientes, quer através de sistemas CRM, quer através do marketing de conteúdos, com grande potencial para o turismo. Tem ainda a capacidade de programar e implementar campanhas de marketing digital comerciais, quer dentro do B2B, quer junto ao cliente final.
ATIVIDADES PRINCIPAIS
Desenvolver e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online;
Elaborar e coordenar campanhas de marketing digital;
Gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em âmbito digital;
Monitorizar a aplicação da legislação comercial no planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online;
Criar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades dos consumidores;
Gerir e utilizar os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas novas para venda de produtos, serviços e ideias;
Planear um estudo dos produtos e ou os serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação;
Coordenar o planeamento de media e ferramentas e meios online;
Monitorizar e gerir o impacto de campanhas de marketing digital;
Gerir e selecionar as melhores ferramentas para a implementação de estratégias de branding definidas no âmbito digital.
Desenvolver uma estratégia de comércio eletrónico e acompanhar os seus resultados.
Analisar e discutir os resultados das acções comerciais, propondo novas ações e medidas corretivas.
Apoiar o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e ou serviços e promoções.
Aplicar a legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa.
Analisar os comportamentos dos clientes, diagnosticar as suas necessidades, propor o desenvolvimento de produtos digitais - em substituição ou em complementaridade, tendo em conta as suas características, condições de venda e serviços pós-venda.
Assegurar a receção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda online, atuando na solidificação da relação de parceria com o cliente, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda.
Estudar os produtos e ou os serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação.
Produzir conteúdos escritos de divulgação.
Garantir a permanente atualização dos conteúdos.
Produzir relatórios de análise da comunicação da concorrência.