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Marketing Digital

Princípios de Marketing

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 PL + 14,0 OT , Cód. 605912.

Docente(s)
- Neuza Maria Eurico Cardoso (2)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Discutir e reflectir sobre os princípios éticos do consumo
Perceber os agentes e as dinâmicas dos mercados
Conhecer os principais métodos de estudo
Elaborar um plano de marketing
Conhecer as especificidades do marketing e da gestão da marca

Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
- 4 Educação de Qualidade e 12 Produção e Consumo Sustentáveis.

Programa
1. Princípios do marketing (história e ética empresarial);
2. Análise de mercado;
3. Segmentação e Posicionamento;
4. Políticas de marketing;
5. O plano de marketing;
6. Gestão da Marca.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
A avaliação continua é constituída por duas componentes: um trabalho prático (C1), com apresentação e discussão, obrigatória para todos os elementos do grupo, ponderação de 40%, nota mínima de 10 (dez) valores e um teste escrito (C2), ponderação de 60%, nota mínima de 8 (oito) valores.
A Classificação final é expressa por (CF=0,40C1+0,60C2), desde que a nota mínima tenha sido obtida em cada um dos componentes de avaliação. Caso contrário, a classificação final será igual à menor das classificações C1 ou C2.
O aluno deve assegurar uma assiduidade mínima de 60%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação contínua, tendo que se submeter a avaliação por exame. Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final dos dois componentes de avaliação, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.

Avaliação não contínua:
A avaliação não contínua é constituída por um teste escrito (100%), realizado sem qualquer elemento de consulta.
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.

Bibliografia
- Celeste, P. e M, L. (2022). Marketing Performance - 80 métricas de marketing e vendas. Lisboa: Clube do Autor
- Chernev, A. (2018). Startegic MArketing Management. USA: Cerebellum Press
- Dionisío, P. e Lévy, J. e Vicente Rodrigues, J. e Lindon, D. (2015). Mercator 25 Anos - O marketing na Era Digital Teoria e Prática. Lisboa: Publicações Dom Quixote
- Ferreira, J. (2019). Controlo de Gestão em Marketing. Lisboa: Actual
- Keller, K. e Georgson, M. (2008). Strategic Brand and Management - An European Perspective. UK: Prentice Hall
- Kotler, P. (2018). Principles of Marketing. UK: Prentice Hall
- Maçães, M. (2019). Marketing Estratégico. Lisboa: Actual

Método de Ensino
O ensino visa promover a leitura e discussão de estudos de caso, a realização de trabalhos de curta e média duração, assim como a exposição de conceitos e o visionamento de casos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis

 


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