IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico

Ficha de Projeto - Gear Wear

 

 

Designação: GEAR WEAR – sistema de monitorização do desgaste em engrenagens metálicas

Código do Projeto:CENTRO-01-0145-FEDER-181250

Objetivo Principal: Prova de conceito da utilização de tecnologia desenvolvida no âmbito do projecto “AQUATROPOLIS - Intelligent Management System for Sustainable Aquacultures” com a ref.ª POCI-01-0247-FEDER-017888 (COMPETE 2020), aplicada à monitorização de desgaste de rodas dentadas utilizadas em aerogeradores.

Região de Intervenção: Nacional/Global

Entidade Promotora: TAGUSVALLEY - ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TECNOPÓLO DO VALE DO TEJO

Entidade Co-Promotora: INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR

Data de Aprovação:    11/07/2022
Data de Início:    01/01/2022
Data de Conclusão:    31/12/2022 (Pedido de adiamento pendente para 30/06//2023)
Custo Total Elegível:    35 308,28€
Apoio Financeiro da União Europeia: 30 012,04€


Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

Desenvolvimento de um sistema automatizado de medição e monitorização do desgaste  nas engrenagens metálicas dos aerogeradores, com recurso a sistemas de visão artificial, com vista à redução dos tempos de paragem dos equipamentos de geração energética e melhoria das condições de higiene e segurança no trabalho das equipas dedicadas às tarefas de monitorização e manutenção.

Atividade 1: Validação das especificações e arquiteturas técnicas e funcionais
Esta atividade tem como principais objetivos a validação das especificações e arquiteturas técnicas e funcionais da solução AQUATROPOLIS para ser aplicada no desenvolvimento do sistema de monitorização de desgaste de engrenagem nas turbinas eólicas. Desta forma, pretende-se identificar e consolidar a base técnica em que o projeto assentará, identificar requisitos de clientes relevantes, inclusive, para os conceitos de design que se pretendem desenvolver e detetar oportunidades de melhoria e inovação tecnológica para implementar no protótipo a ser desenvolvido.
Para operacionalizar a tarefa de validação da solução tecnológica, esta atividade conta igualmente com a montagem de um banco de ensaios em ambiente relevante para realização destes primeiros testes de validação e desenvolvimento da solução tecnológica para o protótipo. (TRL 3)

Atividade 2: Desenvolvimento e design de subsistemas da solução
Esta atividade concentra os esforços em I&D do projeto, e é nela que serão feitos os estudos, investigação e desenvolvimento de todos os projetos que irão, num todo, constituir o protótipo GEAR WEAR para medição de desgaste de engrenagem, com base nos resultados da Atividade 1 e consolidados no respetivo relatório. Assim, nesta atividade ocorrerão diversas tarefas, cujo objetivo é chegar a uma versão definitiva do projeto e a prototipagem da estrutura e dos diversos componentes e sistemas necessários: sistemas de visão artificial, recolha e tratamento dos dados da medição, controlo e monitorização do equipamento; solução de IoT. Estabilizando-se assim no fim da atividade as componentes e soluções tecnológicas a adotar para a construção de um protótipo GEAR WEAR. (TRL 5)

Atividade 3: Construção e integração do protótipo e sua consolidação
Com base nos resultados obtidos na Atividade 2, consolidados nas suas tarefas, será efetuada a construção do protótipo GEAR WEAR integrando os subsistemas desenvolvidos para medição de desgaste de engrenagem: estrutura, sistema de automação, operação, controlo e segurança, sistema de monitorização, software para tratamento e apresentação dos dados. O IPT (copromotor 2) irá dar o apoio técnico à construção do protótipo (critérios de produção) e na integração de todos os sistemas, focando-se nos aspetos críticos de montagem.

Atividade 4: Testes e Ensaios no terreno
Tem como objetivo testar o protótipo construído na Atividade 3, validar a sua funcionalidade através de vários ensaios em ambiente real - nas turbinas eólicas da empresa VESTAS Portugal. Destes testes resultará um relatório de validação técnica e caderno de encargos para produção de um sistema de monitorização de desgaste de engrenagem nas turbinas eólicas. Serão validados o sistema (estrutura) e os diversos subsistemas e, se ocorrerem desvios, estes serão corrigidos e reavaliados e corrigidos de modo a demonstrar a funcionalidade do GEAR WEAR em ambiente de operação real (TRL 7).

 
 
 
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado