IPT Logotipo do IPT

Undergraduate in Cinema Documental

À Conversa com o Diretor

 

Nome do curso: Cinema Documental

Grau: Licenciatura

Duração: 3 anos

Escola: Escola Superior de Tecnologia de Abrantes

Nome do Diretor: João Luz

Formação do Diretor de curso: Mestrado

joao luz

Em que consiste este curso?

R: Uma licenciatura em Cinema que parte da observação e reflexão criativa em torno da condição humana no seu meio circundante. Oferece uma sólida formação ética, estética e técnica, sustentada por um plano curricular que articula trabalho de campo com uma componente teórica em estudos fílmicos. O modelo pedagógico deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto de competências multifacetadas para saídas profissionais na indústria cinematográfica e audiovisual.

 

Quais as competências que vais adquirir?

R: No final do 1º ano, são adquiridas competências fundamentais em escrita de guiões, edição vídeo, operação de câmara e captação de som, bem como conhecimentos fundamentais em história e teoria do cinema.
Após o 2º ano, os/as estudantes possuem competências fundamentais em realização e produção cinematográfica, design de som, direção de fotografia, bem como conhecimentos específicos em história e teoria do documentário.
Ao concluírem o 3º ano, são consolidadas competências específicas em desenvolvimento de projetos cinematográficos, pós-produção vídeo e áudio, bem como conhecimentos fundamentais em análise de filmes e géneros cinematográficos.


Quais as profissões no mercado associadas a este curso?

R: Os/As graduados/as deste curso possuem um perfil profissional vocacionado em particular para o Documentário, mas igualmente para a indústria audiovisual em geral. As saídas profissionais são as seguintes:

  • Produtores/as
  • Realizadores/as
  • Argumentistas
  • Operadores/as de câmara
  • Operadores/as de som
  • Editores/as de imagem
  • Editores/as de som
  • Diretores/as de fotografia
  • Designers de som
  • Investigadores/as em estudos fílmicos
  • Críticos/as de cinema
  • Programadores/as de eventos culturais

Porquê escolher este curso?

R: É a única licenciatura em Cinema Documental existente no ensino superior público em Portugal. O curso centra-se no desenvolvimento de um portefólio individual que permita, ao fim dos 3 anos do ciclo de estudos, apresentar um conjunto de trabalhos que evidencie as competências técnicas e estéticas que o setor audiovisual reconhece como fundamentais para o desempenho profissional. Por outro lado, procura estimular a vertente autoral de estudantes que revelem particular potencial a esse nível, promovendo os trabalhos produzidos ao longo do curso em festivais e mostras de cinema.


Porquê vir estudar para o IPT?

R: O eixo Tomar/Abrantes situa-se em plena região do Médio Tejo, no centro de Portugal. O contacto com a natureza, a qualidade de vida daquelas cidades e a acessibilidade a partir de qualquer ponto do país são aspetos valorizados por quem estuda e reside nesta região.

 

 

 
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos