IPT Logotipo do IPT

Undergraduate in Engenharia Informática

À Conversa com o Diretor

 

Nome do curso: Engenharia Informática

Grau: Licenciatura

Duração: 3 anos

Escola: Escola Superior de Tecnologia de Tomar

Nome do Diretor: Luís Miguel Lopes de Oliveira

Formação do Diretor de curso: Doutoramento em Engenharia Informática

luis oliveira

Em que consiste este curso?

R: A licenciatura em Engenharia Informática oferece uma formação base nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação e dos Sistemas de Informação que permite aos alunos continuarem a sua formação, por exemplo prosseguindo estudos no mestrado em engenharia informática do IPT, e/ou ingressarem no mercado de trabalho. Ao longo dos anos fomos estabelecendo parcerias com várias empresas nacionais e internacionais de referência que por um lado permitem que os conteúdos e os métodos de ensino das várias unidades curriculares estejam em linha com as competências mais valorizadas pelo mercado e por outro a integração dos alunos em projetos de I&D em ambiente empresarial numa fase inicial da sua formação.

 

Quais as competências que vais adquirir?

R: O currículo da licenciatura em engenharia informática foi revisto há cerca de 2 anos e está neste momento em vigor. Durante o processo de revisão foram constituídos grupos de trabalho compostos por docentes e profissionais de reconhecido mérito propostos pelas empresas com as quais temos parceria. Deste processo de revisão, resultou um currículo que prepara os estudantes com as técnicas mais recentes e mais procuradas pelo mercado no desenvolvimento de software, na configuração e gestão de redes e serviços e na cibersegurança. A cooperação com as empresas permite também o desenvolvimento de soft skills valorizadas pelo mercado de trabalho, tais como o trabalho em equipa, a boa gestão do tempo e a adaptação a situações novas, entre outras.


Quais as profissões no mercado associadas a este curso?

R:Após a conclusão do curso os alunos podem desenvolver a sua atividade profissional como: engenheiro de software, analista de segurança informática, gestor de tecnologias da informação, analista de sistemas informáticos, arquiteto de redes informáticas, administrador de sistemas informáticos, administrador de bases de dados e programador web. É de notar que temos a consciência que vão surgir num futuro muito próximo novas profissões relacionadas com a engenharia informática, por este motivo, existe uma comissão de acompanhamento permanente que avalia a compatibilidade dos conteúdos das unidades curriculares do curso com as competências necessárias para o desempenho dessas profissões.


Porquê escolher este curso?

R: Os cursos de engenharia informática gozam neste momento de um nível de empregabilidade muito elevado. Este é com toda a certeza um bom motivo para escolher um curso de engenharia informática. Escolher o curso de engenharia informática significa ingressar num ambiente académico muito dinâmico do ponto de vista académico e empresarial. Uma das provas deste dinamismo é a capacidade de atração de empresas para o campus do IPT.


Porquê vir estudar para o IPT?

R: Para além do ambiente académico e empresarial o IPT oferece a possibilidade de estudar em 40 países através dos programa Erasmus+, facilidade em encontrar alojamento de qualidade a custos mais baixo que nas grandes cidades, a possibilidade de praticar várias modalidades desportivas, viver numa cidade segura e com grande qualidade de vida, transportes públicos de hora a hora com destino a lisboa e com a possibilidade de interface com outros destinos da linha do norte através da estação do Entroncamento, entre outros.

 

 

 

 
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos