LIED.IPT - 1 ano em Revista

1 ano de LIED em Revista

O ano de 2020 trouxe-nos imensos desafios! A comunidade académica viu de um momento para o outro a sua realidade radicalmente alterada. Neste contexto, o Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância (LIED), do Instituto Politécnico de Tomar, desenvolveu um conjunto de atividades para auxiliar professores e alunos, e trabalhou em diversos projetos com vista à cooperação e investigação. Relembramos algumas das atividades ocorridas nestes últimos meses.

O LIED teve o privilégio de participar na versão portuguesa do livro: Manual de Apoio à Aprendizagem Flexível durante a Interrupção do Ensino Regular - A Experiência Chinesa na Manutenção da Aprendizagem durante o Surto de COVID-19. Esta versão foi produzida com o apoio da UNESCO numa ação colaborativa coletiva e voluntária de um grupo de portugueses ligados ao meio académico e empresarial, durante a vigência do Estado de Emergência Nacional.

Sabemos que a partir de março de 2020, o quotidiano das salas de aula foi radicalmente alterado, assim entre 9 de abril e 25 de junho, de forma contínua e semanal, a equipa do LIED realizou 12 Webinares de apoio à comunidade IPT, com vista ao auxílio dos docentes em ensino remoto, e que em 2021 continuam a decorrer com atividade programada.

Foram ainda produzidos um conjunto de tutoriais que abordam várias temáticas importantes na educação a distância que foram disponibilizados no SharePoint institucional. Na sequência deste trabalho produzido, e porque o apoio e a cooperação fazem parte dos valores desta equipa, foi criado um canal no Youtube e uma página no Facebook, por forma a abranger uma comunidade mais alargada.

A capacitação de docentes é outro objetivo primordial, assim decorreu de 1 a 22 de julho de 2020, a 1ª edição do Curso de Inovação Pedagógica, com diversos módulos, entre eles: tecnologia educativa; ferramentas de comunicação; criação de conteúdos; atividades de aprendizagem; e atividades de avaliação. Após o sucesso desta, decorrerá uma 2ª edição em fevereiro de 2021, que também já tem as inscrições esgotadas.

O desenvolvimento de Projetos de I&D faz parte dos eixos estratégicos do LIED, neste sentido este laboratório tem vindo a trabalhar num conjunto de projetos nacionais e internacionais, nomeadamente: “FUSE IT” – projeto internacional com vista ao desenvolvimento de competências na educação, financiado pelo programa Erasmus+; “Projeto de Formação de Docentes e outros agentes de Educação e Formação”, financiado pelo POCH com vista à formação de docentes em projetos de co-promoção, que arrancou em janeiro de 2021 e visa o desenvolvimento de competências com o método finlandês Demola; e ainda o Projeto LinkMeUp - 1000 ideias, financiado pelo COMPETE. De referir ainda a recente aceitação do projeto “Empower Girls Creativity Through Use of Digital Technologies” pelo ERASMUS+, cujo início dos trabalhos está programado para maio. Todos estes projetos foram aprovados com distinção, envolveram candidaturas que foram preparadas ao longo de vários meses pelos membros do LIED, com o apoio da Divisão de Serviços Financeiros e Patrimoniais, do Gabinete de Relações Internacionais e do Gabinete de Apoio a Actividades ID&I.

A atividade científica esteve presente desde a criação do Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância. Logo após a sua fundação, uma das primeiras atividades foi a participação no VIII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior, que decorreu na Universidade do Algarve, com a apresentação de uma comunicação científica que rendeu a eleição de melhor poster do evento, com o título “Inovação Pedagógica e Ensino a Distância no IPT”, ainda no mesmo evento, o diretor do LIED foi orador convidado, e fez uma intervenção com o tema “Perspetivas para o futuro dos Recursos e Tecnologias no eLearning”. Destacamos ainda, a participação do LIED no evento International Symposium on Computers in Education (Málaga, Espanha), com a comunicação intitulada "Detection of plagiarism in algorithms. A case study using Algorithmi”. Mais recentemente, o LIED participou na conferência “A Transformação Digital e Tecnologias da Informação em Tempo de Pandemia”, com uma comunicação intitulada “Inovar em Tempos de Pandemia”, apresentada em dezembro, com publicação na revista científica UiIPS.

Criar parcerias e redes é um objetivo basilar, neste sentido foi criada uma parceria com o Centro de Formação de Professores “Os Templários” para ministrar formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua a professores do ensino básico e secundário. No ano letivo 2020 foram ministradas quatro ações de formação em Office 365, na ótica do utilizador. Estão ainda previstas para 2021, pelo menos mais duas ações de formação em cenários educativos com apps, jogos e dispositivos móveis.

O LIED participou ainda na integração do IPT na Rede colaborativa de Instituições de Ensino Superior Portuguesas para fomentar a transformação digital. Célio Gonçalo Marques, Diretor do LIED.IPT, é um dos representantes do Instituto Politécnico de Tomar na Metared Portugal, fazendo parte do Grupo de trabalho de Tecnologias Educativas. O LIED também se encontra representado na Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, especificamente no Grupo de Trabalho de Qualidade e Inovação da Secção de Educação a Distância (SEAD).

Foi um ano marcante para o Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância, mas muito intenso devido à situação pandémica que atravessamos. Continuaremos empenhados em elevar a qualidade do ensino e a fomentar a transformação digital.

A equipa
Célio Gonçalo Marques (Diretor), Ana Marta Rodrigues, Ana Nata, António Manso, Hélder Pestana, Luís Miguel Ferreira, Maria Rita Nunes, Paulo Santos e Hirondina São Pedro.