Gabinete da Qualidade e Sustentabilidade

Atividades GQS

2021

 

* IPT assina Pacto para a Conciliação

30 de novembro - No âmbito da Norma NP4552 - Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, a nossa Pró-Presidente para a Qualidade e Sustentabilidade Natércia Santos esteve presente no Palácio Foz, em Lisboa, para a assinatura do Pacto para a Conciliação.

  

 

 

* Dia da Floresta Autóctone 2021

23 de novembro - a equipa Eco-Escolas do IPT procedeu à plantação de três espécies de árvores autóctones (sobreiros, medronheiros e castanheiros) nos jardins do Campus de Tomar e do Tecnopólo da ESTA.

Esta iniciativa visa sensibilizar para a importância da conservação das Florestas, contribuindo também para a concretização do ODS 15 (proteger a vida terrestre).
 
   
   
 
    

 

* Dia Mundial da Qualidade 2021

11 de novembro - O Dia Mundial da Qualidade de 2021 foi assinalado no Instituto Politécnico de Tomar através de um workshop durante o qual foi lançado o Manual da Qualidade - 2.ª versão e onde foram partilhadas experiências sobre a implementação de Sistemas da Qualidade.

  

Para celebrar este dia, o GQS distribuiu a toda a comunidade docente e não docente um marcador de livro e desafiou todos os participantes do workshop a formar um Q-Humano.

Vídeo com a formação do Q disponível aqui.

 

* Bandeira Verde Eco-Escolas 2020-21 

05 de novembro - As três Escolas do IPT receberam a bandeira Verde Eco-Escolas 2020-21 atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) como reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O hastear das bandeiras realizou-se no dia 5 de novembro, pelas 10h30, no campus de Tomar.

              

 

* Bairro Feliz do Pingo Doce

03 de novembro - O IPT venceu o concurso Bairro Feliz do Pingo Doce!

A causa vencedora foi elaborada pelo Grupo de Sustentabilidade do IPT no âmbito do tema Eco-Escolas Espaços Exteriores e visa proporcionar à Comunidade IPT um maior contacto com a natureza em ambiente académico, conciliando o bem-estar, com a educação e a sensibilização ambiental. Em breve teremos mobiliário de jardim em madeira no Campus de Tomar com alusão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
 
  

 

* Ação de Formação - Sistema de Gestão da Conciliação no IPT

25 de outubro - O Gabinete da Qualidade e Sustentabilidade divulgou a Política da Conciliação do IPT e promoveu uma ação de formação intitulada Sistema de Gestão da Conciliação no IPT com os formadores e consultores da INOVA+, Nuno Passos e Dina Leitão, para a comunicade docente e não-docente. Participaram 43 colaboradores do IPT.

           

      

 

* ERASMUS DAYS 2021

14 e 15 de outubro - O IPT participou no evento europeu Erasmus Days, que promoveu a celebração do programa Erasmus+, com uma exposição de testemunhos de alunos, docentes e staff no espaço WPOC. A técnica do Gabinete da Qualidade e Sustentabilidade, Catarina Morgado, deu o seu testemunho na participação numa mobilidade de formação na Universidade Paris 8 - França.

                                              

 

* Ação de Formação - Gestão da Qualidade e Melhoria: orientação para a Sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior

14 de outubro - O Gabinete da Qualidade e Sustentabilidade promoveu uma ação de formação em formato híbrido,  intitulada Gestão da Qaulidade e Melhoria: orientação para a Sustentabilidade nas IES com o formador e consultor externo do SIGQ - Hermínio Henrique para a comunicade docente e não-docente. Participaram 85 colaboradores do IPT.

          

 

* Sessão de Boas Vindas aos Novos Alunos - 2021/2022

Setembro/outubro - O Gabinete da Qualidade e Sustentabilidade participou nas sessões de boas vindas aos novos alunos da ESTT, no dia 30 de setembro e da ESTA, no dia 07 de outubro com objetivo de sensibilizar os nossos alunos a participarem no sistema de de avaliação pedagógica e do funcionamento das unidades curriculares, assim como nas atividades da Eco-Escolas.

                                   

                                             

 

* Ação de Formação - Elaboração de relatórios de autoavaliação dos cursos – A3ES

09 de setembro - O Gabinete da Qualidade e Sustentabilidade promoveu uma ação de formação intitulada Elaboração de relatórios de autoavaliação dos cursos – A3ES com o formador e consultor externo do SIGQ - Hermínio Henrique para todos os Diretores de Cursos, docentes e não docentes.

"A autoavaliação é uma ferramenta de melhoria."

 

* Divulgação do SIGQ

07 de setembro - No âmbito da implementação do SIGQ no IPT, o Gabinete da Qualidade e Sustentabilidade divulgou o estado de evolução do nosso Sistema através de duas sessões para os Diretores de Escola, Diretores de Cursos e Diretores das Unidades Departamentais e foram apresentados os 3 Delegados da Qualidade. A primeira sessão decorreu no período da manhã no campus de Tomar e a segunda, no período da tarde na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. Estiveram presentes 30 Diretores de Curso e 3 Diretores de Unidades Departamentais.

 

* Apresentação Institucional do SIGQ

                                   

28 de maio - sessão de apresentação do Sistema Interno de Garantia da Qualidade no IPT que contou com a participação de 106 membros da comunidade IPT.

    

    

 

* Dia Internacional da Reciclagem

 

                                                      

17 de maio - comemora-se o dia Internacional da Reciclagem. Este dia foi instituído há 25 anos pela UNESCO com o objetivo de alertar para a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos contribuindo deste modo para a economia circular. A concretização de políticas de reciclagem é extremamente importante para o IPT e, por isso, as instalações, de Tomar e de Abrantes, têm vários ecopontos localizados em pontos estratégicos. Neste dia, a equipa Eco-Escolas do IPT convidou toda a comunidade a refletir sobre as principais vantagens de reciclar. Nesse âmbito, decorreu a ação de sensibilização para a correta separação dos resíduos realizada pela Resitejo.

           

 

 

* Mulheres na Ciência no IPT

                                                 

 

maio - Entrevista à nossa Pró-Presidente para a Qualidade e Sustentabilidade.

 

* E-BOOK Sustentabilidade

        

 

abril - E-book "Sustentabilidade – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas práticas das Instituições de Ensino e Formação"

O GQS como membro da Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11) - promovida e dinamizada pelo Instituto Português da Qualidade - desenvolveu um e-book com objetivo de identificar e divulgar Boas Práticas das Instituições de Ensino e de Formação que contribuam, de forma positiva e eficiente, para o cumprimento dos ODS, para promoção da Qualidade e para potenciar a melhoria contínua do ensino. Este trabalho foi redigido de forma voluntária pelos representantes das Instituições que integram a CS/11 e foi desenvolvido no âmbito do Plano de Ação (2019-2021) desta Comissão, tendo contado com o apoio do IPQ.

 

* Dia Mundial da Terra

                                                               

Dia 22 de abril comemorou-se o Dia da Terra, também conhecido como Dia do Planeta ou Dia da Mãe Terra. É o dia de celebrar o nosso Planeta, de reconhecer a sua importância e alertar para a necessidade de preservação dos recursos naturais do mundo.

Para assinalar este dia foram plantadas ervas aromáticas junto ao Jardim da Pérgula no Campus de Tomar e 10 tílias para substituir alguns dos choupos cortados recentemente. Na ESTA, a plantação das plantas aromáticas decorreu no jardim do edifício principal.

  

        

 

* Dia Mundial da Água

                                                                

março - Este ano, o tema para comemorar o Dia Mundial da Água criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas é “Valorizar a água".

O GQS contribuiu com outros colegas para o desafio lançado à comunidade IPT pelo ECO-IPT. "Usar uma peça de roupa azul clara durante as atividades virtuais".

                                        

        

 

* Por um Campus mais sustentável! - janeiro 

                                                 

2020

* Natal Solidário e Sustentável 

dezembro - Este ano, no IPT fizemos uma árvore sustentável, com ramos e cordas, para os campi de Tomar e Abrantes. O desafio foi lançado a toda a comunidade académica: "colocar em prática a imaginação e criatividade e fazer um enfeite com materiais usados/reciclados!".

Para tornar a Árvore de Natal Sustentável ainda mais colorida e divertida, contámos com a colaboração dos filhos de todos os colaboradores que desenharam lindos desenhos.

       
       
 
Natal Sustentável e Solidário - Recolha de bens alimentares

Com objetivo de fazer brilhar ainda mais este Natal, promoveu-se uma campanha de recolha de alimentos organizada pela ESN, o WPOC e os SAS que permitiu tornar mágico o natal de 11 membros da nossa comunidade.

 * Dia da Floresta Autóctone   

No âmbito do Dia da Floresta Autóctone e de forma a promover a divulgação da importância da Conservação de Florestas Naturais para a construção de um mundo sustentável, o nosso Instituto, juntamente com os parceiros Softinsa e Critical Software, plantaram 12 sobreiros no bosque sustentável do nosso Instituto. Uma iniciativa, integrada no plano anual do Gabinete da Qualidade e Sustentabilidade, promovida pelo grupo de trabalho da sustentabilidade.

    

 

* Dia Mundial da Qualidade

12 de novembro - O IPT assinalou o Dia Mundial da Qualidade que se celebra todos os anos na 2ª quinta feira de novembro, divulgando a sua Política da Qualidade e um vídeo sobre a comunidade IPT com o lema "A Qualidade é de Todos e para Todos"

   

 

* 2.ª Conferência Campus Sustentável (CCS2020)

          

No dia 30 de outubro, o IPT organizou a 2ª Conferência Campus Sustentável 2020 (CCS2020). Promovida pela Rede Campus Sustentável, Portugal e sob o tema INICIATIVAS INTELIGENTES PARA UM CAMPUS SUSTENTÁVEL, a Conferência CCS2020 constituiu um fórum de discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Instituições de Ensino Superior. Uma iniciativa apoiada pelo grupo de trabalho da sustentabilidade.

                 

 

* Ecopontos nos Campis do IPT

No mês de outubro foram colocados ecopontos em diversos locais do IPT. Esta iniciativa foi promovida pelo grupo de trabalho da sustentabilidade com o apoio da Resitejo que ofereceu todos os ecopontos.

                     

 

2019

* Praxe Sustentável

No âmbito desta prática, os novos estudantes do IPT, na semana de receção, vão recolher beatas no campus e em vários pontos da cidade de Tomar. Esta atividade tem a colaboração da associação Missão Beatão que fornece os recipientes para a recolha das beatas e se encarrega de as encaminhar para a Resitejo que procede a sua valorização introduzindo-as no processo de produção de CDR (Combustível Derivado de Resíduos).

>>> Foram recolhidos 55L de beatas, ou seja, aproximadamente 18.000 beatas em cerca de 3 horas pela cidade de Tomar.

                          

Ainda integrado na praxe sustentável, para assinalar o dia da floresta autóctone – 23 de novembro, os novos estudantes criaram um bosque sustentável no campus do IPT plantando sobreiros.

                                 

                 

 

Em colaboração com a Câmara Municipal de Tomar, foram plantadas árvores fornecidas pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza que disponibiliza 160.000 árvores gratuitamente para florestar Portugal, na Mata Nacional dos Sete Montes para repor uma área florestal que foi recentemente destruída - Alameda dos Freixos

           

 

* Dia Europeu sem Carros

      

O IPT pretendeu sensibilizar a comunidade para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades de forma a melhorar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais. Assim, assinalou-se o Dia Europeu sem Carros a 23 de setembro, data integrada na Semana Europeia da Mobilidade. Para tal, recorreu-se à parceria com o McDonald’s de Tomar no sentido de proporcionar o ponto de encontro entre os participantes da atividade enquanto podiam tomar o pequeno almoço a um preço especial. Depois deste momento de convívio, iniciou-se a caminhada em grupo até ao campus, deixando os automóveis num parque na cidade.           

 

^ Topo