Gabinete da Qualidade e Sustentabilidade

 2022

 

* CS11/IPQ no Politécnico de Tomar

08 de junho - A Comissão Sectorial para a Educação e Formação do Instituto Português da Qualidade (CS11/IPQ) promoveu a sua reunião mensal, em formato híbrido, a partir da nossa Sala dos Conselhos. Juntaram-se à CS11, para além da nossa Pró-Presidente para a Qualidade e Sustentabilidade - Natércia Santos e a nossa Responsável pelo GQS - Catarina Morgado que representam o IPT na Comissão, membros do Grupo da Qualidade (Ana Paula Machado, Atanásio Gomes e Rogério Sousa).

    

 

* Programa Intensivo Misto - IPTomar

07 de junho - O IPT dinamizou o Programa Intensivo Misto com o tema An Inclusive University in a Diverse World, no âmbito do Programa Erasmus+ com a temática da igualdade de género, diversidade e inclusão nas IES e contou com a participação de membros de 15 universidades europeias. O GQS apresentou pela nossa Professora Susana Domingos, o nosso Sistema de Gestão da Conciliação.

 

* Cerimónia de Entregado do Certificado do Sistema de Gestão da Conciliação (SGC)

02 de junho - O SGC, parte integrante do Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ), obteve a certificação por um período de 3 anos, de acordo com os requisitos da norma NP4552 - Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal. O certificado foi entregue numa cerimónia aberta a toda a comunidade pela entidade certificadora Bureau Veritas, acreditada pelo IPAC Instituto Português de Acreditação, I.P.

        

  

 

* Workshop - Boas Práticas de conciliação da vida profissional, familiar e pessoal

01 de junho - O GQS participou no Workshop “Boas Práticas de conciliação da vida profissional, familiar e pessoal” promovido pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, com a apresentação pela nossa Pró-Presidente para a Qualidade e Sustentabilidade, Natércia Santos do nosso Sistema de Gestão da Conciliação seguindo o programa previsto.

  

 

* Dia Mundial da Família no IPT

    

15 de maio - Para assinalar o Dia Mundial da Família, o Politécnico de Tomar convidou todos os trabalhadores e familiares a participar num piquenique no campus de Tomar. Esta atividade contou com a colaboração dos nossos estudantes da ESNTomar e da Associação de Estudantes e com a parceria da BioThomar, da Hortomarques, da Santos & Seixo - Wine e do Estudio Café. Estiveram envolvidos os elementos dos Grupos de Conciliação, da Diversidade, da Eco-Escolas e da Casa do Pessoal do IPT. 

   

 

  

 

* II Semana Eco-Escolas no IPT 

20 a 22 de abril - O Gabinete da Qualidade e Sustentabilidade participou nas atividades da II Semana Eco-Escolas no IPT organizada pelo grupo eco-escolas. Estas atividades contaram com a parceria do Município de Tomar, da AENSM e da Associação Sociocultural e Ambiental - 30POR1LINHA.

                  

 

 

* Entrega de certificados - Ação de Formação "Auditores Internos da Qualidade - 1.ª edição"

21 de abril - Foram entregues aos auditores internos os certificados de participação na ação de formação "Auditores Internos da Qualidade - 1.ª edição" pelo nosso consultor externo e formador - Hermínio Henrique.

  

 

* Exercício Prático - Auditoria Interna na ESTA

11 de abril - No âmbito da ação de formação "Auditores Internos da Qualidade - 1.ª edição", 3 auditores da nossa bolsa de auditores internos juntamente com 2 elementos do Grupo da Qualidade, deslocaram-se ao campus de Abrantes para realizar um exercício prático de auditoria interna ao Processo Formativo.

  

 

* Auditoria - Levantamento da Conformidade Legal - Ambiente e Segurança

23 de março - No âmbito da implementação do Sistema de Gestão da Conciliação do IPT, teve lugar uma auditoria conduzida pela empresa externa EnviEstudos nas áreas de Ambiente, Segurança e Saúde.
Numa primeira fase foram envolvidos os gabinetes da qualidade e sustentabilidade, manutenção e segurança, assim como os responsáveis pelos laboratórios.
De acordo com o relatório da auditoria serão definidas ações de conformidade a desenvolver que serão comunicadas à comunidade e que necessitarão do envolvimento de todos.

       

 

* Dia Mundial da Água

                                                

22 de março - Neste dia comemora-se o dia Mundial da Água criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1992. O tema do ano 2022 é "Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível”. Esta iniciativa visa alertar para a urgente necessidade de preservação da água que deve ser utilizada de forma racional. Concretização do ODS 6.

O GQS contribuiu com outros colegas para o desafio lançado à comunidade IPT pelo grupo Eco-Escolas IPT. "Usar uma peça de roupa azul clara durante as atividades e registar via fotografia esse momento".

    

 

* Politécnico de Tomar no Salão do Estudante no Brasil

março - O IPT marcou presença no Salão do Estudante, naquele que é considerado o maior fórum de intercâmbio da América Latina, que decorreu em várias cidades brasileiras, no âmbito do projeto PPIN.
Este fórum que reuniu mais de 200 instituições de ensino superior de todo o mundo, foi mais uma oportunidade para o IPT divulgar a sua oferta formativa, onde foi representado pelas Pró-Presidentes Natércia Santos e Rita Anastácio e a responsável do GRI, Conceição Catroga.
Decorreram também reuniões paralelas com os cônsules das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e o ambaixador de Brasília e com Universidades brasileiras.

           

          

 

* E-BOOK Sustentabilidade

                           

março - 2.º Volume - E-book "Sustentabilidade – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas práticas das Instituições de Ensino e Formação"

A Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11) – promovida e dinamizada pelo Instituto Português da Qualidade – desenvolveu o 2.º volume do e-book "Sustentabilidade – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas práticas das Instituições de Ensino e Formação".

OBJETIVO
Beneficiando da diversidade de Instituições de Ensino e Formação presentes na CS/11, esta publicação pretende refletir e divulgar a forma como as Instituições estão a implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e também partilhar Boas Práticas que contribuam, de forma positiva e eficiente, para o cumprimento dos ODS, para a promoção da Qualidade e para potenciar a melhoria contínua do ensino.

Este trabalho foi redigido de forma voluntária pelos representantes das Instituições que integram o GT1 da CS/11, incluindo o trabalho de compilação e revisão, e pelos autores das comunicações e das fichas que agora se publicam e foi desenvolvido no âmbito do Plano de Ação (2019-2021) desta Comissão, tendo contado com o apoio do IPQ.

 

* Dia Mundial da Mulher

 

08 de março - Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Grupo de Mentoria lançou um desafio a todos os estudantes - Apresentar um trabalho nas áreas da fotografia, design gráfico, em formato documentário, ou entrevista, para ser exposto no Dia da Mulher no nosso espaço WPOC sob o tema "Dia da Mulher com Arte no Politécnico de Tomar".  A nossa colaboradora Catarina Morgado aceitou o desafio de um grupo de estudantes em participar num documentário com a temática do empoderamento das mulheres juntamente com 3 colegas não docentes (Liliana Nobre, Manuela Rodrigues e Paula Sénico)

                                               

 

* Ação de Formação - Auditores Internos da Qualidade - 1.ª Edição  

Nos dias 24 e 25 de fevereiro e 03 e 04 de março - Decorreu no campus de Tomar, a 1.ª edição da ação de formação "Auditores Internos da Qualidade" para uma equipa multidisciplinar constituída por 21 colaboradores (docentes e não docentes) com o formador Hermínio Henrique.

          

          

           

            

                            

 

E assim está formada a bolsa de auditores internos do IPT.

Auditores Internos - Agentes para a melhoria contínua

 

*************************

2021

 

* Participação na CS11

O Gabinete da Qualidade e Sustentabilidade do IPT participou nas 12 reuniões promovidas pela Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11) ao longo do ano de 2021. 

 

* Declaração de Jena sobre um novo paradigma de sustentabilidade

Na sequência do Ano Internacional do Entendimento Global e de diversas conferencias organizadas no âmbito de cátedras UNESCO e envolvendo diversas organizações internacionais (incluindo o Clube de Roma, precursor e impulsionador dos principais momentos de evolução das estratégias internacionais para a sustentabilidade, desde 1972), foi aprovada a Declaração de Jena sobre um novo paradigma de sustentabilidade, que valoriza as Humanidades e as Ciências Sociais, bem como a importância da diversidade cultural de base local no quadro da sustentabilidade global.

Link para quem quiser assinar: https://www.thejenadeclaration.org/co-sign

 

* IPT assina Pacto para a Conciliação

30 de novembro - No âmbito da Norma NP4552 - Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, a nossa Pró-Presidente para a Qualidade e Sustentabilidade Natércia Santos esteve presente no Palácio Foz, em Lisboa, para a assinatura do Pacto para a Conciliação.

  

 Política da Conciliação do IPT: versão em português | versão em inglês

 

* Dia da Floresta Autóctone 2021

23 de novembro - a equipa Eco-Escolas do IPT procedeu à plantação de três espécies de árvores autóctones (sobreiros, medronheiros e castanheiros) nos jardins do Campus de Tomar e do Tecnopólo da ESTA.

Esta iniciativa visa sensibilizar para a importância da conservação das Florestas, contribuindo também para a concretização do ODS 15 (proteger a vida terrestre).
 
   
   
 
    

 

* Dia Mundial da Qualidade 2021

11 de novembro - O Dia Mundial da Qualidade de 2021 foi assinalado no Instituto Politécnico de Tomar através de um workshop durante o qual foi lançado o Manual da Qualidade - 2.ª versão e onde foram partilhadas experiências sobre a implementação de Sistemas da Qualidade.

  

Para celebrar este dia, o GQS distribuiu a toda a comunidade docente e não docente um marcador de livro e desafiou todos os participantes do workshop a formar um Q-Humano.

Vídeo com a formação do Q disponível aqui.

 

* Bandeira Verde Eco-Escolas 2020-21 

05 de novembro - As três Escolas do IPT receberam a bandeira Verde Eco-Escolas 2020-21 atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) como reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O hastear das bandeiras realizou-se no dia 5 de novembro, pelas 10h30, no campus de Tomar.

              

 

* Bairro Feliz do Pingo Doce

03 de novembro - O IPT venceu o concurso Bairro Feliz do Pingo Doce!

A causa vencedora foi elaborada pelo Grupo de Sustentabilidade do IPT no âmbito do tema Eco-Escolas Espaços Exteriores e visa proporcionar à Comunidade IPT um maior contacto com a natureza em ambiente académico, conciliando o bem-estar, com a educação e a sensibilização ambiental. Em breve teremos mobiliário de jardim em madeira no Campus de Tomar com alusão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
 
  

 

* Ação de Formação - Sistema de Gestão da Conciliação no IPT

25 de outubro - O Gabinete da Qualidade e Sustentabilidade divulgou a Política da Conciliação do IPT e promoveu uma ação de formação intitulada Sistema de Gestão da Conciliação no IPT com os formadores e consultores da INOVA+, Nuno Passos e Dina Leitão, para a comunicade docente e não-docente. Participaram 43 colaboradores do IPT.

           

      

 

* ERASMUS DAYS 2021

14 e 15 de outubro - O IPT participou no evento europeu Erasmus Days, que promoveu a celebração do programa Erasmus+, com uma exposição de testemunhos de alunos, docentes e staff no espaço WPOC. A técnica do Gabinete da Qualidade e Sustentabilidade, Catarina Morgado, deu o seu testemunho na participação numa mobilidade de formação na Universidade Paris 8 - França.

                                              

 

* Ação de Formação - Gestão da Qualidade e Melhoria: orientação para a Sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior

14 de outubro - O Gabinete da Qualidade e Sustentabilidade promoveu uma ação de formação em formato híbrido,  intitulada Gestão da Qualidade e Melhoria: orientação para a Sustentabilidade nas IES com o formador e consultor externo do SIGQ - Hermínio Henrique para a comunicade docente e não-docente. Participaram 85 colaboradores do IPT.

          

 

* Sessão de Boas Vindas aos Novos Alunos - 2021/2022

Setembro/outubro - O Gabinete da Qualidade e Sustentabilidade participou nas sessões de boas vindas aos novos alunos da ESTT, no dia 30 de setembro e da ESTA, no dia 07 de outubro com objetivo de sensibilizar os nossos alunos a participarem no sistema de de avaliação pedagógica e do funcionamento das unidades curriculares, assim como nas atividades da Eco-Escolas.

                                   

                                             

 

* Ação de Formação - Elaboração de relatórios de autoavaliação dos cursos – A3ES

09 de setembro - O Gabinete da Qualidade e Sustentabilidade promoveu uma ação de formação intitulada Elaboração de relatórios de autoavaliação dos cursos – A3ES com o formador e consultor externo do SIGQ - Hermínio Henrique para todos os Diretores de Cursos, docentes e não docentes.

"A autoavaliação é uma ferramenta de melhoria."

 

* Divulgação do SIGQ

07 de setembro - No âmbito da implementação do SIGQ no IPT, o Gabinete da Qualidade e Sustentabilidade divulgou o estado de evolução do nosso Sistema através de duas sessões para os Diretores de Escola, Diretores de Cursos e Diretores das Unidades Departamentais e foram apresentados os 3 Delegados da Qualidade. A primeira sessão decorreu no período da manhã no campus de Tomar e a segunda, no período da tarde na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. Estiveram presentes 30 Diretores de Curso e 3 Diretores de Unidades Departamentais.

 

* Apresentação Institucional do SIGQ

                                   

28 de maio - sessão de apresentação do Sistema Interno de Garantia da Qualidade no IPT que contou com a participação de 106 membros da comunidade IPT.

    

    

 

* Dia Internacional da Reciclagem

 

                                                      

17 de maio - comemora-se o dia Internacional da Reciclagem. Este dia foi instituído há 25 anos pela UNESCO com o objetivo de alertar para a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos contribuindo deste modo para a economia circular. A concretização de políticas de reciclagem é extremamente importante para o IPT e, por isso, as instalações, de Tomar e de Abrantes, têm vários ecopontos localizados em pontos estratégicos. Neste dia, a equipa Eco-Escolas do IPT convidou toda a comunidade a refletir sobre as principais vantagens de reciclar. Nesse âmbito, decorreu a ação de sensibilização para a correta separação dos resíduos realizada pela Resitejo.

           

 

 

* Mulheres na Ciência no IPT

                                                 

 

maio - Entrevista à nossa Pró-Presidente para a Qualidade e Sustentabilidade.

 

* E-BOOK Sustentabilidade

        

 

abril - E-book "Sustentabilidade – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas práticas das Instituições de Ensino e Formação"

O GQS como membro da Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11) - promovida e dinamizada pelo Instituto Português da Qualidade - desenvolveu um e-book com objetivo de identificar e divulgar Boas Práticas das Instituições de Ensino e de Formação que contribuam, de forma positiva e eficiente, para o cumprimento dos ODS, para promoção da Qualidade e para potenciar a melhoria contínua do ensino. Este trabalho foi redigido de forma voluntária pelos representantes das Instituições que integram a CS/11 e foi desenvolvido no âmbito do Plano de Ação (2019-2021) desta Comissão, tendo contado com o apoio do IPQ.

 

* Dia Mundial da Terra

                                                               

Dia 22 de abril comemorou-se o Dia da Terra, também conhecido como Dia do Planeta ou Dia da Mãe Terra. É o dia de celebrar o nosso Planeta, de reconhecer a sua importância e alertar para a necessidade de preservação dos recursos naturais do mundo.

Para assinalar este dia foram plantadas ervas aromáticas junto ao Jardim da Pérgula no Campus de Tomar e 10 tílias para substituir alguns dos choupos cortados recentemente. Na ESTA, a plantação das plantas aromáticas decorreu no jardim do edifício principal.

  

        

 

* Dia Mundial da Água

                                                                

março - Este ano, o tema para comemorar o Dia Mundial da Água criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas é “Valorizar a água".

O GQS contribuiu com outros colegas para o desafio lançado à comunidade IPT pelo ECO-IPT. "Usar uma peça de roupa azul clara durante as atividades virtuais".

                                        

        

 

* Por um Campus mais sustentável! - janeiro 

                                                 

 

*************************

2020

* Natal Solidário e Sustentável 

dezembro - Este ano, no IPT fizemos uma árvore sustentável, com ramos e cordas, para os campi de Tomar e Abrantes. O desafio foi lançado a toda a comunidade académica: "colocar em prática a imaginação e criatividade e fazer um enfeite com materiais usados/reciclados!".

Para tornar a Árvore de Natal Sustentável ainda mais colorida e divertida, contámos com a colaboração dos filhos de todos os colaboradores que desenharam lindos desenhos.

       
       
 
Natal Sustentável e Solidário - Recolha de bens alimentares

Com objetivo de fazer brilhar ainda mais este Natal, promoveu-se uma campanha de recolha de alimentos organizada pela ESN, o WPOC e os SAS que permitiu tornar mágico o natal de 11 membros da nossa comunidade.

 * Dia da Floresta Autóctone   

No âmbito do Dia da Floresta Autóctone e de forma a promover a divulgação da importância da Conservação de Florestas Naturais para a construção de um mundo sustentável, o nosso Instituto, juntamente com os parceiros Softinsa e Critical Software, plantaram 12 sobreiros no bosque sustentável do nosso Instituto. Uma iniciativa, integrada no plano anual do Gabinete da Qualidade e Sustentabilidade, promovida pelo grupo de trabalho da sustentabilidade.

    

 

* Dia Mundial da Qualidade

12 de novembro - O IPT assinalou o Dia Mundial da Qualidade que se celebra todos os anos na 2ª quinta feira de novembro, divulgando a sua Política da Qualidade e um vídeo sobre a comunidade IPT com o lema "A Qualidade é de Todos e para Todos"

   

 

* 2.ª Conferência Campus Sustentável (CCS2020)

          

No dia 30 de outubro, o IPT organizou a 2ª Conferência Campus Sustentável 2020 (CCS2020). Promovida pela Rede Campus Sustentável, Portugal e sob o tema INICIATIVAS INTELIGENTES PARA UM CAMPUS SUSTENTÁVEL, a Conferência CCS2020 constituiu um fórum de discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Instituições de Ensino Superior. Uma iniciativa apoiada pelo grupo de trabalho da sustentabilidade.

                 

 

* Ecopontos nos Campi do IPT

No mês de outubro foram colocados ecopontos em diversos locais do IPT. Esta iniciativa foi promovida pelo grupo de trabalho da sustentabilidade com o apoio da Resitejo que ofereceu todos os ecopontos.

                     

 

*************************

2019

* Praxe Sustentável

No âmbito desta prática, os novos estudantes do IPT, na semana de receção, vão recolher beatas no campus e em vários pontos da cidade de Tomar. Esta atividade tem a colaboração da associação Missão Beatão que fornece os recipientes para a recolha das beatas e se encarrega de as encaminhar para a Resitejo que procede a sua valorização introduzindo-as no processo de produção de CDR (Combustível Derivado de Resíduos).

>>> Foram recolhidos 55L de beatas, ou seja, aproximadamente 18.000 beatas em cerca de 3 horas pela cidade de Tomar.

                          

Ainda integrado na praxe sustentável, para assinalar o dia da floresta autóctone – 23 de novembro, os novos estudantes criaram um bosque sustentável no campus do IPT plantando sobreiros.

                                 

                 

 

Em colaboração com a Câmara Municipal de Tomar, foram plantadas árvores fornecidas pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza que disponibiliza 160.000 árvores gratuitamente para florestar Portugal, na Mata Nacional dos Sete Montes para repor uma área florestal que foi recentemente destruída - Alameda dos Freixos

           

 

* Dia Europeu sem Carros

      

O IPT pretendeu sensibilizar a comunidade para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades de forma a melhorar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais. Assim, assinalou-se o Dia Europeu sem Carros a 23 de setembro, data integrada na Semana Europeia da Mobilidade. Para tal, recorreu-se à parceria com o McDonald’s de Tomar no sentido de proporcionar o ponto de encontro entre os participantes da atividade enquanto podiam tomar o pequeno almoço a um preço especial. Depois deste momento de convívio, iniciou-se a caminhada em grupo até ao campus, deixando os automóveis num parque na cidade.           

 

^ Topo