Gestão e Optimização de Processos e Projetos

Pós-Graduação em Business Intelligence
8 ECTS; 1º Ano, Anual, 20,0 T + 12,0 PL + 20,0 TP + 4,0 S + 32,0 OT + 10,0 O

Docente(s)

Pré-requisitos

Objetivos
1. Integrar, identificar melhorias, desenhar e agilizar os processos de uma organização.
2. Avaliar e projectar plataformas informáticas para suportar a gestão de activos de uma organização.
3. Integrar e otimizar as várias componentes que é necessário gerir no desenvolvimento de um projeto.

Programa
a) Processos de uma Organização (Business Process Management Modeling: Processos de uma Organização; Processos na Cadeia de Valor; Abordagem por Processos; PDCA ? Melhoria Contínua; Modelação de Processos ? Seminário e Prova de Conceito numa plataforma de BPM.
b) Tecnologia e Operações (Gestão e Manutenção de Ativos): A Importância da Gestão de Ativos; Seminário e Prova de Conceito de uma Plataforma de Gestão de Ativos.
c) Metodologias de desenvolvimento e gestão de projeto: Papel do Negócio e das TI; Fases do Projeto; Vertentes do Projeto; Aspetos Relacionados com Segurança de Informação; Gestão do Ciclo de Vida de um Projeto; Metodologias ? Metodologias Ágeis e Metodologias Tradicionais; Introdução ao PMBOK.
d) Normas e boas práticas em Tecnologias de Informação: 4. Planeamento Estratégico de Segurança de Informação: Desafios Atuais; Princípios de Gestão da Segurança de Informação; Plano de Segurança de Informação; Análise e Gestão do Risco; Controlos da Norma ISO 27000; Bring Your Own Device.
e) Processos e Serviços em Tecnologias de Informação: Alinhamento com o Negócio; Os Processos do ITIL.

Metodologia de avaliação
O método de avaliação consiste na realização de uma prova escrita e na realização de trabalhos práticos, sendo que ambas as componentes têm um peso de 50% da classificação final.

Bibliografia
- Graig, J. (2012). Project Management Lite: Just Enough to Get the Job Done.... North Charlestone: CreateSpace, North Charlestone
- Roberts, P. (2013). Guide to Project Management: Getting it right and achieving lasting benefit. New Jersey: Jonh Wiley & Sons, Inc
- Hinde, D. (2012). PRINCE2 Study Guide. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc

Método de interação
A unidade curricular está organizada em sessões teórico-práticas nas quais são leccionados os conteúdos programáticos previstos, usando-se material de apoio, apresentações power point, bem como de exercícios práticos de aplicação dos conceitos.

Software utilizado nas aulas
IBM MAXIMO (Gestão de Ativos);

BPM - Business Process Management