Economia do Turismo

Gestão Turística e Cultural
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Sérgio Paulo Leal Nunes

Pré-requisitos
O domínio rudimentar de instrumentos matemáticos e estatísticos contribui para uma maior eficácia dos objetivos.

Objetivos
Os estudantes devem ser capazes de: a) Compreender os conceiros, teorias, modelos e políticas económicas basilares e relevantes da economia; b)Desenvolver capacidades de identificação, análise e resolução de problemas de natureza económica no âmbito do turismo.

Programa
1. Introdução;
2. Procura, oferta e equilíbrio;
3. A elasticidade;
4. Economia do turismo: alguns conceitos introdutórios;
5. Motivações Turísticas e procura;
6. Motivações turísticas e oferta;
7. Impactes do turismo.

Metodologia de avaliação
a avaliação terá como suporte as seguintes componentes:
1) A classificação obtida na frequência (50-100% da cotação global);
2) A apresentação e discussão de trabalhos práticos, desenvolvidos individualmente (ou em grupo): (0%-50% da cotação global).

Bibliografia
- Frank, R. e Bernanke, B. (2003). Princípios de Economia. (Vol. --). (pp. -----). Lisboa: McGraw-Hill
- Samuelson, P. e Nordhaus, W. (2005). Economia. (Vol. --). (pp. -----). Lisboa: McGraw-Hill
- Cunha, L. (2013). Economia e Política do Turismo. (Vol. --). (pp. -----). Liboa: Lidel
- Matias, A. (2007). Economia do Turismo. (Vol. --). (pp. -----). Lisboa: Instituto Piaget

Método de interação
Aulas teóricas;
Aulas práticas;
Trabalhos individuais e de grupo;
Reflexão e discussão perante temas-chave da atualidade.

Software utilizado nas aulas