Turismo Empresarial

Gestão Turística e Cultural
4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Carlos Manuel Martins da Costa
- Éricka Maria Costa de Amorim

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final do curso os alunos devem ser capazes de:
- conceptualizar o Empreendedorismo e a sua integração na realidade turística internacional e nacional; e de
- desenvolver produtos turísticos numa perspetiva de iniciativa empresarial.

Programa
1. Empreendedorismo no Turismo;
2. Economia das Experiências;
3. Novas Tendências do Turismo;
4. Projeto - Iniciativa Empresarial;
5. Financiamento;
6. Apresentação e Estudo de Casos de Sucesso.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua - 3 relatórios (20% x 3 = 60%); Apresentação dos 3 relatórios de projeto (10% x 3 = 30%); Assiduidade (5%); Participação (5%).
Os alunos que obtenham 9,5v, ou mais, estão dispensados de exame.

Avaliação Final - Exame

Bibliografia
- Lopes, R. (2001). A Costelação do Turismo na Economia Portuguesa.. (Vol. -). (pp. ---). -: Celta Editora
- Buhalis, D. e Costa, C. (2006). Tourism Business Frontiers - Consumers Producst and Industry. (Vol. -). (pp. ---). -: Elsevier
- Du Cros, H. e Mckercher, B. (2002). Cultural Tourism the partnership between tourism and cultural heritage management. (Vol. -). Nova Iorque: Routledge
- OECD, -. (2009). The Impact of Culture in Tourism. (Vol. -). (pp. ---). -: OECD publishing house

Método de interação
Aulas teórico-práticas onde se propõe a resolução de casos práticos.

Software utilizado nas aulas