Turismo Empresarial

Gestão Turística e Cultural
4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Carlos Manuel Martins da Costa
- Éricka Maria Costa de Amorim

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final do curso os alunos devem ser capazes de:
- conceptualizar o Empreendedorismo e a sua integração na realidade turística internacional e nacional; e de
- desenvolver produtos turísticos numa perspetiva de iniciativa empresarial;
- aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso ao contexto empresarial do turismo.

Programa
1. Turismo empresarial
1.1 Inovação
1.2 Empreendorismo
1.3 Produtos Turísticos
2. Economia de experiências
2.1 Dimensões da experiência turística
2.2 O contexto das experiências turísticas
3. Novas Tendências do Turismo
3.1 Nichos/segmentos;
3.2 Procura/oferta;
4. Projeto
4.1 Iniciativa Empresarial;
5. Financiamento
5.1 Fontes de financiamento
5.2 Propostas de submissão de projetos
6. Apresentação e Estudo de Casos de Sucesso

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua - Participação (1v); Fichas de trabalho (3v); Trabalho (16v).Os alunos que obtenham 9,5v, ou mais, estão dispensados de exame.

Avaliação Final - Exame

Bibliografia
- Lopes, R. (2001). A Costelação do Turismo na Economia Portuguesa.. (Vol. -). (pp. ---). -: Celta Editora
- Buhalis, D. e Costa, C. (2006). Tourism Business Frontiers - Consumers Producst and Industry. (Vol. -). (pp. ---). -: Elsevier
- Du Cros, H. e Mckercher, B. (2002). Cultural Tourism the partnership between tourism and cultural heritage management. (Vol. -). Nova Iorque: Routledge
- OECD, -. (2009). The Impact of Culture in Tourism. (Vol. -). (pp. ---). -: OECD publishing house

Método de interação
A)Aulas teóricas (exposição dos conteúdos programáticos, reflexão crítica e participação dos alunos);
B) Aulas teórico-práticas (apresentação de estudos de caso nacionais e internacionais, desenvolvimento de
trabalho – projeto de iniciativa empresari

Software utilizado nas aulas
não aplicável