Turismo e Mercados Internacionais

Gestão Turística e Cultural
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Vasco Ribeiro dos Santos

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
A unidade curricular encontra-se desenhada nos moldes Problem/Project-Based Learning (PBL).
O trabalho prático de projeto encontra-se focado na interpretação da a) dinâmica mundial do(s) mercado(s) do setor turístico; b) mobilidade internacional dos agentes culturais e criativos; c) outros.

Programa
1. Turismo Internacional
1.1. Globalização e o Turismo
1.2. Diversidade Cultural
1.3. Tendências do Turismo Internacional
2. Produto Turístico
3. Mercado Turístico
3.1. Mercados Emissores
3.2. Mercados Recetores
4. Perfil do Turista Internacional
4.1. Perfil do consumidor
4.1.1 Influência cultural no consumidor

Metodologia de avaliação
A avaliação será realizada de acordo com as componentes prática e teórica, sendo os alunos dispensados de exame com nota igual ou superior a 10 valores.
Componente prática: trabalho prático individual/grupo (50%).
Componente teórica: prova escrita (50%) com nota mínima de 8 valores.

Bibliografia
- Reisinger, Y. (2011). International Tourism. (Vol. --). (pp. -------). ---: Routledge
- Costa, A. (2013). Trends in European Tourism Planning and Organisation. Aspects of Tourism. British Library: Channel view Publications - British Library.
- Bhatia, A. (2006). International Tourism Management. Sterling Publishers Pvt. Ltd. : Sterling Publishers Pvt. Ltd.

Método de interação
A uc possui aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas terão análise teórica da atividade turística internacional, trabalhando conceitos inerentes ao mesmo. As teórico-práticas comparam e analisam diferentes mercados turísticos.

Software utilizado nas aulas