Empreendedorismo e Inovação em Turismo

Gestão Turística e Cultural
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes
- Jorge Manuel Marques Simões

Pré-requisitos
Não se aplica.

Objetivos
Os estudantes devem nesta unidade curricular atingir os seguintes objetivos:
- Desenvolver uma atitude empreendedora através da compreensão dos objetivos e comportamentos empresariais;
- Compreender e estruturar todo o processo de deteção e análise de oportunidades de negócio;
- Definir critérios para avaliação do potencial de um novo negócio e dos recursos necessários para o desenvolver e implementar;
- Desenvolver instrumentos de análise financeira necessários para analisar e calcular as necessidades de financiamento e para elaborar previsões da rendibilidade futura de um novo negócio;
- Identificar fontes de financiamento para novos negócios;
- Compreender o papel dos elementos da equipa de projeto no planeamento e lançamento de um novo negócio, e do tipo de parceiros que um candidato a empresário deve procurar para desenvolver a sua ideia de negócio.

Programa
1. Conceitos de empreendedorismo
1.1. A visão histórica de empreendedorismo
1.2. A importância do empreendedorismo no desenvolvimento económico e social
2. Processo Empreendedor
2.1. Atitudes e competências empreendedoras
2.2. Gestão de ideias e identificação de oportunidades
2.3. Desafios e constrangimentos dos pequenos negócios
2.4. Caracterização do espírito empreendedor em Portugal
2.5. Empresa familiar
2.6. Inovação e tecnologia e oportunidades de negócio
3. Metodologias para a escolha do projeto
3.1. Análise do potencial do promotor e da ideia
3.2. Condicionantes externas
3.3. As formas de iniciar a atividade
3.4. Competências internas necessárias
3.5. Pesquisa de mercados
3.6. Critérios de análise de oportunidades de negócios
4. Elaboração de um plano de negócios
4.1. A importância do plano de negócios
4.2. Escolha da forma jurídica e atividade
4.3. Estratégia de marketing
4.4. A formalização do plano de negócios
5. Financiamento do projeto
5.1. Planeamento financeiro e fontes de financiamento
5.2. Instituições publicas – análise da legislação em vigor
5.3. Instituições financeiras
6. Como criar a sua empresa
6.1. Instituições e documentação necessárias à constituição da empresa
6.2. A equipa empresarial
6.3. O pacto social
6.4. O início de atividade
7. Sucesso/insucesso empresarial

Metodologia de avaliação
Os estudantes deverão apresentar uma ideia de negócio para realização de um Plano de Oportunidade apresentando um diagnóstico quanto à viabilidade tecnológica e de mercado da ideia de negócio e os recursos necessários à sua implementação, desenvolvendo um Plano de Negócios.
Critérios de Avaliação:
-Apresentação e Relatório da Análise/Plano de Oportunidades: 50%;
-Apresentação do Plano de Negócios e Relatório Final do Projeto: 50%.

Bibliografia
- Cruz, E. (2006). Criar uma Empresa de Sucesso. (Vol. 1). Lisboa: Sílabo
- Bateman, T. (2007). Management - Hill Leading & Collaborating in a Competitive World. McGraw-Hill : McGraw-Hill International Edition
- Santos, J. e Ferreira, M. (2008). Ser Empreendedor – Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa: Sílabo

Método de interação
A unidade curricular é lecionada recorrendo a aulas teórico-práticas, em que é apresentada e discutida a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica. Os projetos dos estudantes são também discutidos.

Software utilizado nas aulas