Empreendedorismo e Inovação em Turismo

Gestão Turística e Cultural
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes
- Jorge Manuel Marques Simões

Pré-requisitos
Não se aplica.

Objetivos
Os estudantes nesta unidade curricular devem atingir os seguintes objetivos:
- Desenvolver uma atitude empreendedora através da compreensão dos objetivos e comportamentos empresariais,centrados no setor turístico;
- Compreender e estruturar todo o processo de levantamento, análise de oportunidades de negócio;
- Definir critérios para avaliação do potencial de um novo negócio e dos recursos necessários para o desenvolver e implementar;
- Desenvolver instrumentos de análise financeira necessários para analisar e calcular as necessidades de financiamento e para elaborar previsões da rendibilidade futura de um novo negócio;
- Identificar fontes de financiamento para novos negócios;
- Compreender o papel dos elementos da equipa de projeto no planeamento e lançamento de um novo negócio, e do tipo de parceiros que um candidato a empresário deve procurar para desenvolver a sua ideia de negócio.

Programa
1. Conceitos de empreendedorismo e inovação
1.1. A visão histórica de empreendedorismo
1.2. A importância do empreendedorismo e da inovação no desenvolvimento no setor turístico
2. Processo Empreendedor na atividade turística
2.1. Caraterização do espírito empreendedor em Portugal
2.2. Perfil do empreendedor do setor do turismo
2.3. Atitudes e competências empreendedoras
2.4. Inovação e tecnologia e oportunidades de negócio no turismo
3. Metodologias para a escolha do projeto
3.1. Análise do potencial do promotor e da ideia
3.2. Condicionantes externas
3.3. Pesquisa de mercados
4. Elaboração de um plano de negócios
4.1. A importância do plano de negócios
4.2. A formalização do plano de negócios
5. Financiamento do projeto
5.1. Planeamento financeiro e fontes de financiamento
5.3. Instituições financeiras
6. Prática de aplicabilidade de empreendedorismo em turismo
6.1. Processos e práticas de diferentes empresas: estudos de caso

Metodologia de avaliação
A) Apresentação e Relatório da Análise/Ideias de negócio para incubação (50%);
B) Apresentação do Plano de Negócios e Relatório Final do Projeto (50%).

Bibliografia
- Page, S. e Ateljevic, J. (2011). Turismo e Empreendedorismo.. (Vol. 1). Brasil: Elsevier Brasil
- Maçães, M. (2018). Empreendedorismo, Inovação e Mudança Organizacional. (Vol. 1). Lisboa: Leya
- Santos, J. e Ferreira, M. (2008). Ser Empreendedor – Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa: Sílabo
- Sarkar, S. e , . (2014). Empreendedorismo e Inovação.. Lisboa.: Escolar Editora.

Método de interação
A unidade curricular é lecionada recorrendo a aulas teórico-práticas, em que é apresentada e discutida a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica.
Os projetos dos estudantes são também discutidos.

Software utilizado nas aulas
Não se aplica.