Metodologia da Investigação em Cultura e Turismo

Gestão Turística e Cultural
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Luís Manuel Mota dos Santos Figueira

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da u.c. os alunos devem demonstrar competências instrumentais(cognitivas, metodológicas, tecnológicas e terminológicas), interpessoais e sistémicas (compreensão e conhecimento genérico, e específico sobre a realidade da UC), nos domínios da metodologia da investigação em turismo e cultura.
Cooperar com outras u.c.s na competência digital em investigação aplicada.

Programa
1. (Análise de textos científicos: terminologias/formas/conteúdos/epistemologia/etimologia)
2. (Do Tema à Pergunta de Partida e ao Processo de investigação aplicada)
3. (Experimentação a partir do ponto 2)
4. (utilização em educação/formação/profissão e aplicação institucional e empresarial)
5. (Sessões de avaliação)

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua com base na frequência das aulas: teste escrito, trabalhos e exame. 50% teste/exame (teórica); 50% trabalho temático (prática). Nota mínima de 10 valores para aprovação na unidade curricular.

Bibliografia
- Pocinho, M. (2012). Metodologia da investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Lisboa: Lidel- edições técnicas, lda
- Azevedo, A. e Azevedo, C. (2004). Metodologia Científica - Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos. Lisboa: Universidade Católica
- Al, E. e Albarello, L. (2005). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva Lda
- Campenhoudt, L. e Quivy, R. (2008). Manual de Investigação em Ciências Sociais . Lisboa: Gradiva Lda

Método de interação
Método expositivo e experimental, com pesquisa, revisão bibliográfica e saídas de campo. Trabalhos práticos realizados individualmente ou em grupo.

Utilização intensiva dos meios digitais.

Software utilizado nas aulas
A considerar caso a caso