Matemática II

Gestão e Administração de Serviços de Saúde
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 75,0 TP

Docente(s)
- José Manuel Borges Henriques Faria Paixão

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Aquisição de conhecimentos no domínio:
1.1. do Cálculo Integral;
1.2. da Álgebra Linear.
2. Desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, analítico e crítico;
3. Aquisição de valências matemáticas que permitirão a extrapolação de problemas matemáticos para problemas de outras realidades.

Programa
I ? NOÇÕES DE CÁLCULO INTEGRAL
1. Definição e generalidades.
2. Primitivas imediatas e quase-imediatas. Métodos de primitivação.
3. Teorema fundamental do cálculo integral.
4. Aplicações geométricas dos integrais: Cálculo de áreas de regiões planas em coordenadas cartesianas.

II ? MATRIZES
1. Generalidades. Álgebra de matrizes.
2. Matrizes especiais.
3. Condensação e característica de uma matriz.
4. Sistemas de equações lineares. Método de eliminação de Gauss.

III - DETERMINANTES
1. Definição. Determinante menor, menor complementar e complemento algébrico.
2. Propriedades dos determinantes.
3. Teorema de Laplace.
4. A teoria dos determinantes e a inversão de matrizes.
5. Aplicação da teoria dos determinantes aos sistemas de equações lineares. Teorema de Rouché. Regra de Cramer.

Metodologia de avaliação
Usa-se a mesma metodologia tanto na época de avaliação contínua como nas épocas de exame que consiste num teste escrito, classificado de 0 a 20 valores, sem consulta e sobre toda a matéria leccionada durante o semestre (aprovação: acima de 10 valores

Bibliografia
- Ferreira, M. e Amaral, I. (2006). Primitivas e Integrais. Portugal: Edições Sílabo
- Ferreira, M. e Amaral, I. (2008). Álgebra Linear: Matrizes e Determinantes. (Vol. 1). Portugal: Edições Sílabo
- Strang, G. (2009). Linear Algebra and its Applications. USA: Wellesley Cambridge Press

Método de interação
Nas aulas teóricas introduzem-se os conceitos de um ponto de vista abstracto e de seguida abordam-se as respectivas consequências e aplicações. As aulas práticas destinam-se à resolução de exercícios incentivando a resolução autónoma de problemas.

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável.