Processos Químicos (Opção)

Engenharia Química e Bioquímica
5.5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de termodinâmica e de estequiometria, e domínio dos fundamentos de balanços de massa e de energia.

Objetivos
Os alunos devem ser capazes de: realizar balanços de matéria e energia em processos complexos, incluindo operações de separação multifásicas e por andares; estimar propriedades termofísicas e termoquímicas; utilizar meios computacionais na resolução de balanços de matéria e de energia.

Programa
1. Previsão de propriedades termofísicas e termoquímicas: Métodos de previsão de propriedades; Estimativa de entalpia de mudança de fase; Estimativa de capacidade calorífica; Estimativa de entalpia de reação;
2. Balanços de massa em sistemas multifásicos: Cálculos em processos com andares; Extracção sólido-líquido: lavagem de sólidos e lixiviação; Extracção liquido-líquido (solventes imiscíveis e solventes parcialmente miscíveis);
3. Balanços de energia em processos de mistura e solução: Entalpia de mistura e entalpia de solução; Utilização de valores tabelados e de representações gráficas; Metodologia de resolução de balanços de energia;
4. Resolução de balanços de massa e energia por meios informáticos: Exemplos de aplicações em folha de cálculo; Modelos e utilização de software genérico; Princípios de utilização de simuladores.

Metodologia de avaliação
Teste escrito, com consulta, em frequência, ou nas épocas de exame (75%). Realização de trabalho prático e sua discussão (25%), com nota mínima de 9 valores em cada componente.

Bibliografia
- Felder, R. e Rousseau, R. (2000). Elementary Principles of Chemical Processes. New York: Wiley
- Himmelblau, D. (1996). Basic Principles and Calculations in Chemical Engineering. London: Prentice-Hall
- McCabe, W. e Smith, J. e Harriot, P. (2005). Unit Operations of Chemical Engineering. .: McGraw-Hill
- Pinho, H. Teaching material.Acedido em0 de --- de 0 em www.estt.ipt.****

Método de interação
Aulas teóricas em que se descrevem e exemplificam os métodos de resolução de balanços de matéria e energia, e aulas teórico-práticas em que são propostos exercícios de aplicação dos conceitos ministrados para resolução autónoma.

Software utilizado nas aulas
Folha de cálculo.